A ONDA DE FAKE NEWS E A INFLUÊNCIA DELA NA SOCIEDADE
Fake News é a versão em inglês para o termo notícias falsas. Trata-se de um de problema global que aumentou muito a partir do surgimento da internet, já que é o meio de comunicação mais utilizado para a propagação de informação falsas. As fake News geram diversas consequências maléficas que vão desde prejuízos pessoais até graves desastres sociais.
Casos de fake news envolvem principalmente celebridades e personalidades políticas, porém encontram-se casos envolvendo pessoas comuns como foi o caso da dona de casa Fabiane Maria de Jesus que foi espancada até a morte por moradores do Guarujá em São Paulo, no ano de 2014, após mensagens falsas circularem em redes sociais associando-a a sequestro de crianças para rituais de magia negra.
Porém, como já dito, é no campo político e em áreas importantes que envolvem assuntos de interesses globais que os criadores de fake news encontram um ambiente ainda mais propício à difusão de tais conteúdos. Observa-se, por exemplo, que as campanhas eleitorais não só no Brasil, mas também em outros países, como nos Estados Unidos, têm sido cada vez mais violentas devido à disseminação de conteúdos falsos e a incitação ao ódio por meio da internet. Segundo pesquisadores, informações falsas a respeito de vacinas, por exemplo, têm efeito nas baixas adesões às campanhas de vacinação e, com isso, feito ressurgirem doenças consideradas já erradicadas no Brasil, como o sarampo.
Medidas importantes para o combate a esse mal já foram tomadas pelos proprietários de grandes mídias sociais como facebook, YouTube e Twitter, quando detectam conteúdos falsos em suas plataformas, como o banimento de páginas ou alerta de que a mensagem é falsa. No Brasil, campanhas de conscientização da população são realizadas, além disso, tramita no Congresso o Projeto de Lei 2.630/2020 que visa coibir e punir quem dissemina informações falsas. Porém, é preciso que ações mais profundas sejam tomadas pelas autoridades políticas, judiciárias e empresarias. As empresas de tecnologia precisam desenvolver recursos cada vez mais sofisticados e capazes de impedir a criação de sites de difícil acesso, a conhecida Deep Web, e impedir a primeira postagem de conteúdos falsos, por meio de rigorosas checagens antes que a fake news seja propagada.