Ives Gandra entrevista Quirino Cordeiro

O programa de escol "Anatomia do Poder" de hoje (Rede Vida, canal 34 de tv aberta) apresentou hoje o Secretário de Prevenção às Drogas do Ministério de Direitos Humanos, Quirino Cordeiro, que apresentou colocações importantíssimas.
Referiu-se ele à falácia da liberação das drogas, e observou que os defensores dessa bandeira já não citam os países que liberaram. Isso porque, ao contrário do que pretendiam, a situação só piorou em tais países e nos estados norte-americanos que fizeram a liberação da maconha. Explicou Quirino Cordeiro que o que aconteceu foi o aumento de consumo, aumento do narcotráfico, aumento da violência e aumento do encarceramento. Isso é lógico, pois legalizar equivale a permitir, facilitar, e não impede o mercado paralelo.
E mais: aumento das internações psiquiátricas, intoxicação de crianças pelo consumo de alimentos com maconha (!) e até aumento dos acidentes rodoviários pelo grande número de cidadãos que dirigem drogados.
O digno Dr. Ives Gandra lembrou os casos numerosos de pessoas que começam a consumir drogas achando que poderiam deixar na hora que quisessem, e depois não conseguem. Uma tragédia, observou o apresentador, desestruturando as famílias. Pessoas que não têm nenhuma vocação para o crime e que se tornam criminosas para obter recursos que possibilitem adquirir esses produtos, levadas pela dependência química.
Notável, importantissimo o programa de hoje (horário, domingo às 21 horas).