O que patricinhas de Beverly Hills e nazistas têm em comum??

Cher Horowitz e suas amigas, só se preocupam com as aparências: roupas de grife, beleza física, tamanho da conta bancária, sobrenome da família... enfim, a desgraça do capitalismo, das ideologias conservadoras; os filhos das elites, de quem manda, serem tão superficiais, aquém de líderes sábios...

O pequeno Hans e seus amigos, só se preocupam com as aparências: beleza física, cor dos olhos, dos cabelos, formato de nariz, do corpo, tipo de crânio, altura, raça, sobrenome...

As ideologias conservadoras são ênfases nas diferenças superficiais dos indivíduos, do que àquilo que têm em comum, que n'os une; correspondem à submissão do essencial pelo superficial. São naturalmente excludentes, existencialmente frívolas, por sempre se desviarem da perspectiva filosófica ou incontornavelmente hiper-realista. A sanidade máxima é demais para quem não nasce com horizontes de autoconsciência. Por isso o abraço à alienação. São ideologias adaptadas para as elites, isto é, para os que conseguem vencer e manter o seu jogo de esperteza, egoísmo e ganância, mas, também, adequado para os idiotas úteis que acreditam em sua propaganda de justiça e cooperação. Para os "cachorros": obediência, resiliência ou tolerância à exploração, esperança e misticismo. Para os "donos": crueldade, desprezo, implacabilidade, orgulho, frivolidade e dissimulação. Pelo conservadorismo, as elites conservam para si privilégios naturalmente pendentes a todos os cidadãos. Parasitismo, como eu já comentei em outros textos, é um termo muito preciso para descrever sua essência.. assim como/a frivolidade.