França a favor da retomada do processo de negociação entre Marrocos e Polisário,
A França sublinhou, nesta sexta feira, em relção á questão do saara marroquino, a sua preocupação devido ao "impasse atual", que a frene da Polisário e das suas milícias causam na zona tampão da Guerguerat, considerando esta situação de muitas "tensões, dificultando o processo político", para uma solução definitiva, em tono do diferendo regional do Saara. Marroquino.
Sr Nicolas De River, diplomata francés, informa segundo a sua interpretação do voto da Resolução 2548 sobre o Saara Marroquino, que o Conselho de Segurança ratificou nesta sexta-feira, cujo Embaixador, Representante Permanente da França nas Nações Unidas, destacando que “a França preocupada (...) com o atual impasse na zona tampão de Guerguerat, causando tensões que podem minar o processo político ”.
“Confirmando o total apoio à declaração do porta-voz do Secretário-Geral, chamando às partes para ter uma certa contenção, evitando qualquer escalada, sobretudo nas fendas”, segundo Nicolas de Riviere. Também saudamos os esforços dos membros da ONU, exigendo para que a polisário não obstrui o tráfego civil e comercial, evitando de mudar qualquer o status quo da zona tampão.
Assim, a França reconhece os esforços da missão MINURSO, para manter a tranquilidade e a segurança nesta zona tampão.
O embaixador francés tem também reiterado a sua "preocupação" sobre "o aumento das violações, anotado no último relatório do Secretário-Geral das Nações Unidas", em referência às provocações da Polisário e de suas violações dos acordos militares no Saara, chegando aos milhares, de acordo com o último relatório do Secretário-Geral da ONU. No qual diplomata tem anotado também o rol do acordo de cessar-fogo.
De Riviere explicou que: “Reafirma-se, paralelamente, tal apoio à MINURSO, desempenhando um papel fundamental para garantir o respeito de cessar-fogo, manter a estabilidade na região. Bem como contribuindo para criar as condições adequadas para a retomada do processo político.
No que diz respeito a este processo político, o embaixador francês reafirmou mais uma vez a posição do seu país.
“considera-se que o plano de autonomia marroquino apresentado deste 2007, constitui uma base séria e credível para as discussões objeto da retomada do diálogo”.
Finalmente, lembra-se do apoio da França aos esforços do Secretário-Geral das Nações Unidas, engajados no sentido de alcançar uma solução política justa, duradoura e aceitável para a questão do Saara, em conformidade com as resoluções do Conselho de Segurança.
Lahcen EL MOUTAQI
Pesquisador universitário, Raba, Marrocos