Marrocos: Expectativas do Banco Mundial

O Banco Mundial informou no seu relatório, recente publicado, que o Marrocos, apesar da sua delimitação financeira, fica obrigado a aumentar as despesas da educação e reduzir a pobreza, visando a proteger as próximas gerações.

O Banco Mundial sublinhou que o Marrocos deve continuar a se concentrar nas metas de 2015-2030, contidas no Marco da Lei N. 51.17 referente ao sistema educacional, melhorando os programas e tirando as lições da crise da Corona, para acelerar o ritmo da reforma educacional.

O relatório recomendou a adoção de uma aprendizagem de caráter prescritivo, se possível, ressaltando a importância de manter as escolas abertas sempre que possível e sob estritas medidas de saúde, a fim de dar aos alunos e alunas a melhor oportunidade de aprender as lições e reforçar o aprendizagem.

Entre as recomendações do relatório, sublinha-se: "Para um sistema educacional mais forte na época de pós-Coronavírus", insistindo sobre a necessidade de combater o desperdício escolar por meio da organização de campanhas de conscientização e da possibilidade de fornecer incentivos financeiros e não financeiros, através de transferências de dinheiro, bem como manter as aulas para o reforço.

O Banco Mundial destacou a importância do aprimoramento das capacidades do professor como elemento essencial, longe de métodos arcaicos de memorização, visto que atualmente os alunos precisam desenvolver suas habilidades digitais e adaptar-se às técnicas de ensino à distância.

Tal instituição Internacional chamou para a construção de parcerias entre os setores público e privado para melhorar o acesso de todos a uma educação de qualidade, face ao uso limitado deste tipo de parceria no Marrocos, e a pandemia que acelerou o ritmo em termos de recursos, exigindo a parceria do Ministério da Educação Nacional e envolvimento das empresas de telecomunicações.

Também continua sendo necessário, estabelecer acordos com o Banco Mundial, mantendo os novos métodos para acelerar o ritmo das reformas, por meio de intervenções, visando as crianças em situação de risco.

Tal relatório internacional confirma que o Marrocos é capaz de realizar muitos de seus objetivos, a exemplo da educação pré-primária universal, 2028, das crianças de 4 a 5 anos, melhorando a qualidade da educação e a responsabilidade ao longo da cadeia de prestação de serviços educacionais.

Finalmente, a educação no Marrocos também precisa, de acordo com a visão do Banco Mundial, manter as alianças internacionais estratégicas, no sentido das possibilidades de cooperação no campo da inovação e do intercâmbio de boas práticas, bem como da experiência e das vantagens de organizações internacionais bilaterais e multilaterais no campo do conhecimento global.

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador universitário, Rabat, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 30/10/2020
Código do texto: T7099658
Classificação de conteúdo: seguro