A campanha de Donald Trump, Presidente de USA

O presidente americano deixou a sua marca na economia americana: praticou cortes massivos de impostos, guerra comercial com a China, desregulamentação bancária e meio ambiente.

Mas a questão, a que custo?

O Presidente do Estados Unidos adota estratégias e políticas externas, envolvendo todos os conflitos do globo, seus interesses são os mais visados, caso do saara ocidental, Síria, Israel, Palestina, entre outros, exercendo uma política de pressão sobre seus adversários, sobretudo para as questões de integridade terriorial.

Para Donald Trump, o bjetivo é como encontrar meios para enfrentar os desafios que ameaçam a estabilidade social e comercial dos Estados Unidos.

Por exemplo, antes da crise do COVID-19 as cartas foram claras em relação a sua política, Donald Trump na sua campanha comercial foi na qual se baseou o seu histórico econômico, " mostrando ser o melhor de todos os tempos".

Perante estes fatos? Como a situação econômica tem evoluido durante e em que medida esse desenvolvimento tem sido vinculado à política do inquilino da Casa Branca?

Uma economia em mudança

Em novembro 2016, a economia dos EUA abalada, devido a crise do subprime de 2008, se recupera rapidamente. Apesar que a econômica tem reduzido o desemprego a uma taxa de 4,7% e o PIB per capita (em dólares constantes) ultrapassando mais de 5% acima do nível pré-crise.

Na eleição de 2016, trata-se de um contexto econômico favorável. Uma vez que Donald Trump se mostra desafiador para uma campanha feroz após a sua chegada à Casa Branca.

Objetivo: atribuir o resultado da melhoria a esta situação.

Relações internacionais tensas

Em termos de comércio internacional, Donald Trump declarou claramente durante a campanha a sua desconfiança no regime de livre comércio e contra vários acordos internacionais, desfavoráveis aos interesses dos Estados Unidos, empregos, manufatureiros e do déficit comercial.

O candidato do Trump , promete renegociar acordos, imediatamente após chegar à Casa Branca, retirar os Estados Unidos do Acordo de Livre Comércio e Transpacífico. O Acordo de Livre Comércio entre os Estados Unidos, Canadá e México (NAFTA), renegociado e promulgado até o final de 2019.

Para reequilibrar as relações comerciais bilaterais a favor dos Estados Unidos, Donald Trump aumentou as tarifas como meio de pressão. Ameaçando muitos países durante seu mandato.

Tratando do México, Canadá, Turquia, Europa e China, considerando-os principais adversários comerciais e tecnológicos contro o seu país, acusando-os de praticar dumping por meio de subsídios.

Isso foi através das importações ou manipulação do preço de sua moeda para aumentar sua competitividade.

A assinatura do último acordo entre Washington e Pequim, início de 2020, parece apezaguar temporariamente o conflito, mesmo se o presidente dos EUA continua atacando Huawei, TikTok e WeChat, usando todo tipo de arma que ele detém.

Promessas de campanha da ação e agressão.

Donald Trump tenta cumprir com as promessas de campanha 2016. Começando com a situação económica do país de 2019, sem poder definir os resultados, apesar de uma política que necessita de outras medidas, para surtir os efeitos desejados. .

O candidato Trump prometeu cortes massivos de impostos e grandes investimentos em infraestrutura. Os cortes de impostos foram aprovados por um acordo com o Congresso no final de 2017. Beneficiando todas as famílias tributáveis, em proporção da renda, levando para que o imposto médio caia a 8%.

O imposto corporativo, reduzido 35% para 21%, menor do que a taxa média nos países da OCDE. Tal estrategia refere-se ao acordo da renovação da infraestrutura, capaz de alcançar o segundo trimestre 2019: referendo aos 2 trilhões de dólares de gastos adicionais em dez anos planejados.

Por outro lado, apesar dos aumentos de gastos e quedas de receita, o candidato Trump prometeu 2016, o desaparecimento total da dívida pública federal, seja oito anos para satisfazer uma grande parte do eleitorado e, principalmente, do partido Republicano, face à ortodoxia orçamentária.

Para reconciliar estas promessas contraditórias a priori, imaginando um “plano de centavo” que consistia em reduzir a 1% ao ano todos os gastos federais, exceto a defesa e saúde.

Tais cortes de gastos foram abandonados e a política fiscal implementada resultou em um forte aumento da dívida pública federal, atingindo US $ 23,201 bilhões no final 2019, contra US $ 19,977 bilhões no final 2016.

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 29/10/2020
Código do texto: T7098938
Classificação de conteúdo: seguro