Círculos políticos mauritanos denunciam as ações da Polisário no Saara

Um grupo de políticos e da sociedade civil de "Chinguetti", Mauritania, denunciaram as ações dos movimentos da "Polisario" na zona de fronteira, bloqueianda a passagem de "Guerguerat", alguns dias atrás; resultado da suspensão da exportação de produtos agrícolas, procedendo de Marrocos para o mercado mauritano, o que provocou um certo aumento dos preços das hortaliças e frutas.

Na ausência de qualquer resposta oficial do governo da Mauritânia à crise da passagem da fronteira, cujos atores políticos e de direitos humanos utilizaram para levar suas posições através as redes sociais. Das quais a opinião expressada por Zainab Al-Taqi, parlamentar que afirmou que "o cerco de mercadorias exportadas para a Mauritânia é um ato desprezível que sempre " a Polisário " pratica.

Muitos cidadãos criticaram, nas publicações mediáticas, a sabotagem dos elementos da polisário da estrada que leva a "Guerguerat", surpreendendo o silêncio dos departamentos oficiais do governo sobre o assunto, à luz dos produtos e da obstrução dos mercados mauritanos por produtos de consumo, ato ocorrido pelo sexto dia consecutivo.

Outras recortes de notícias no país de "Bilad Chinguetti" tratando sobre os efeitos do fechamento do posto de fronteira, dos efeitos sobre a segurança nacional da Mauritânia, criticando ainda o comportamento da frente "Polisario", pela ameaça direta aos cidadãos mauritanos, cujo Nouakchott depende principalmente do mercado marroquino para abastecer-se dos produtos agrícolas. .

Comentando sobre isso, Nawfal Al-Ba'mari, um pesquisador em assuntos sarauís informou: "Há uma nova consciência popular mauritana, à medida que uma mídia e uma opinião política mauritana se forma, em relação ás posições da violência da milícia da Frente; rejeitada e denunciada pela opinião pública, aumentada cada vez mais nos vários círculos, popular político e da mídia mauritana.

Al-Baamari acrescentou, na sua postagem nas redes sociais, que "no passado, a maioria dos mauritanos parecem cautelosos para com as posições sobre os vários desenvolvimentos da situação, exaurando o mercado e a economia da Mauritania, pelo bloqueio da estrada contra a passagem de caminhões carregados de alimentos para o mercado mauritano. Provocando um aumento sobre os preços e afetando diretamente o povo mauritano.

O mesmo pesquisador referiu-se à posição do Representante Zainab Al-Taqi, bem como à posição da Agência de Notícias do Leste da Mauritânia, em relação á seriedade das provocações, afirmando " as duas posições que refletem uma espécie de libertação popular ao expressar a rejeição categórica de tais ações irresponsáveis da milícia da Frente polisário, sobre a mentalidade e idelogia racial que os impulsiona. "

Ressaltando que tal questão relacionada a uma "mentalidade colonial que tenta utilizar o setor rodoviário contra o povo civil, este perdura aquatro dias, logo após da emissão de uma resolução da ONU sobre o Saara, considerando que esses bandidos de estratadas interrompem claramente todo o movimento, cujo Marrocos tem todo o direito e legitimidade para respeitar e adotar as resoluções das Nações Unidas."

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador universitário, Rabat, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 28/10/2020
Reeditado em 28/10/2020
Código do texto: T7098163
Classificação de conteúdo: seguro