Saara Ocidental, destruição os equipamentos da Frente Polisário

Coincidindo com o levantamento da poeira da zona de tampão, após as tentativas da frente "Polisario" provocar tensões e penetrar nas áreas de desarmamento, o Fórum das Forças Armadas do Marrocos publicou um vídeo mostrando "extensas", operações chamadas de pente e demolição, por elementos militares a exemplo do 1991, nesta zona tampão.

Tal vídeo, exclusivamente veiculado pelo Fórum das Forças Armadas do Marrocos mostrando a demolição das instalações feitas pelas milicias da "Polisário" pretendendo ser como edifícios administrativos da frente, quando a missão MINURSO, setembro de 1991, tem chegado a zona, cujas bombas e explosivos usados nesta operação taticamente organizada.

De acordo com o relatado do General de División, Naji al-Makki, no Fórum das Forças Armadas de Marrocos, tal operação de varredura envolveu principalmente a região de “Bir Lahlou”, em cumprimento com as ordens do Alto Comando das Forças Armadas Reais.

Durante o mês de agosto, 1991, dois grupos militares do "Grupo de Trabalho" pertencentes à região militar do sul do Saara marroquino levaram uma operação ofensiva. A primeira foi de Smara a Tafariti, e a outra foi de Farsi a Bir Lahlou, 23 de agosto de 1991.

Antes da chegada da missão da MINURSO, 6 de setembro 1991, os elementos militares marroquinos tentaram eliminar a presença de separatistas na zona tampão, destruindo todas as instalações e edifícios pretendidos ser residenciais, administrativos ou logísticos.

Tais Membros das Forças Armadas Reais também vasculharam e limparam toda a zona tampão, cujo videoclipe exclusivo mostra aos seguidores e espectadores a capacidade de voar no tempo no espaço com as unidades das Forças Armadas Reais pelo caminho do Bir Lahlou, acompanhando o processo de penteação e demolição de várias instalações.

A "Força-Tarefa" da força militar, dirigida a Bir Lahlou, consiste no comandante de campo na pessoa do vale de Daraa, Coronel Major Naji al-Makki e de seu estado-maior, sétima brigada automática (antigo grupo Uhud), composta por regimentos de veículos blindados M113, sob o comando do Coronel Mohamed Tamdi.

Enquanto para a 7ª Brigada, apoiada pelo 4º Grupo de esquadrões blindados GEB 4eme constituídos por tanques M48A5 americanos sob o comando do Tenente Coronel, Muhammad Zawawi, além do 1º Grupo de Artilharia Real 1er GAR, envolvendo peças de artilharia autopropelida 155mm, Americano M109, sob o comando do Coronel Ahmed Zarrouk.

Finalmente o "Stasion" pertencente ao Coronel Ahmed Moulay (Loughty), equipado com jipes, armas pesadas e soldados do deserto, conhecidores da área, a exemplo do "Hajj" e do grupo "Ragala", da 8ª Brigada Mecanizada, Al Farisia. Tal grupo apoiado por veículos blindados AML com calibre 90 mm, contando com importante apoio logístico da coordenação do Tenente Coronel, Baradaha al-Maati da zona do Wadi Draa.

Lahcen El MOUTAQI

Professor universitário-Rabat, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 26/10/2020
Reeditado em 26/10/2020
Código do texto: T7096391
Classificação de conteúdo: seguro