Ideologia branca

Qualquer ideologia que se caracteriza, geralmente, de maneira implícita, por um predomínio de pontos de vista subjetivos ou pessoais, isto é, dos seus próprios autores, que são indiferenciadamente tomados como esclarecimentos e ''insights'' filosóficos e que, então, passam a ser considerados como "filosofias" próprias.

Praticamente todas as ideologias existentes são exemplos variáveis de ideologias brancas.

Subjetivo versus objetivo

O ideal, para o exercício genuinamente filosófico, é de que a subjetividade do pensador lhe sirva como um princípio para expandir ou reforçar perspectivas verdadeiras e/ou esclarecer e não como um fim em si mesmo. Que os seus pontos de vista não sejam, assim, tão seus, de servirem como bases para uma potencial melhoria de sua compreensão ou lucidez.

Por exemplo, no meu caso, se eu tenho uma personalidade mais melancólica e é inevitável que acabe projetando-a em meus textos e versos, eu também preciso saber o quão filosófica ou existencialmente verdadeira a (minha) melancolia pode ser. Pois, eu tenho concluído que, se alcançamos o Hiperrealismo, que é o nível mais profundo de compreensão humana sobre a realidade, é logicamente esperado nos tornarmos mais melancólicos, porque a partir deste caminho passamos a aceitar/compreender e normalizar/priorizar as verdades existenciais ou absolutas no cotidiano de nossas consciências, por exemplo, sobre a passagem implacável do tempo. Aqui, eu busquei diferenciar minha subjetividade primária de uma tendência de reação praticamente universal ou lógica a partir de certa combinação de fatores: o ser humano em interação/percepção direta com a sua realidade/perspectiva existencial ou essencial.

A inexistência de um método filosófico unificado ou de bases comuns para a filosofia, tem tido como consequência o estabelecimento de critérios opacos para a definição de filósofo e, então, no surgimento e na multiplicação de ideologias brancas.

Eu tenho dito que essas bases são as verdades existenciais por serem as verdades mais importantes de todas e que, portanto, todo filósofo, forçosamente, deveria tê-las como prioridades.

Só existe uma filosofia

A crença de que a filosofia possa se desdobrar em muitas disciplinas mutuamente independentes, a partir do seu cerne, que é a sabedoria, é um dos equívocos mais populares e graves que as pessoas têm cometido sobre ela, por limitar o seu potencial de lucidez ou sanidade máxima, se existe apenas uma realidade objetivamente cognoscível a partir de uma perspectiva humana.

Qualquer contribuição ou esclarecimento filosófico deveria ser diretamente endereçado ao constante e definível "quebra-cabeças" de perspectivas verdadeiras que constituem o seu único "corpo". Aqui, parece que se confunde as muitas facetas filosóficas com domínios próprios, tal como se concluíssemos que cada sistema do organismo humano correspondesse a um organismo separado.

Alguns exemplos de "filosofias" ou ideologias brancas:

Capitalismo

Como toda ideologia, o capitalismo ("economia") tem sido definido por seus pensadores e defensores como ideal, imprescindível, o mais importante, inclusive que a própria harmonia social. No entanto, eles, em sua maioria, escondem suas reais intenções (lucro pessoal) que são reflexos de suas perspectivas circunstanciais e intrínsecas (tipos de personalidade, estilo cognitivo...), sem, de fato, se basearem no que é mais verdadeiro e, portanto, ideal, por exemplo, de que somos todos essencialmente iguais e que, por isso, devemos buscar por uma convivência mais inteligente, pacífica, prazerosa e igualitária para todos os que a merecerem, ao invés de mantermos sistemas sociais que retroalimentam cadeias de opressão e exploração.

Comunismo

Claro que, em relação ao comunismo, seus pensadores/teóricos e apoiadores também tendem a espelhar os seus pontos de vista (subjetivos) sobre os dogmas desta doutrina, desde os mais idealistas até aos mais pragmáticos.

Enfim, qualquer tentativa de esclarecimento filosófico que é baseada em uma indução de pontos de vista do autor ou confirmados por outros (por seus apoiadores/seguidores) e, portanto, sem análise, crítica e julgamento objetivos, é matéria-prima para as ideologias brancas.

Mas por que ''brancas''??

A maioria das ideologias erroneamente definidas como "filosofias" têm sido obras de brancos europeus, sem falar de algumas das piores já inventadas e, desgraçadamente praticadas, tal como o nazismo. Claro que não estou sugerindo que sejam exclusividade de caucasianos.

Identificar ideologias brancas, ou o seu nível de distorção relativo à lucidez máxima, é uma maneira potencialmente relevante de buscar pelo único caminho filosófico que se pode seguir.

A filosofia, em sua essência, é muito mais simples, monótona e repetitiva do que muitos "intelectuais' pensam. E, no entanto, também é de grande importância, especialmente se o ser humano almeja à sua evolução moral, cultural e até biológica, mais ideal.