Mudanças dos habitos e a cultura, para mudar a velha política brasileira!

O Brasil é relativamente novo. Temos realizados grandes e importantes conquistas, como também, apresentados alguns retrocessos.

No campo politico temos avançado muito, mas os desafios ainda são muito maiores.

Através da Campanha da Fraternidade em 2019, trouxe um grande legado, por meio das discussões, cujo tema: Fé e politica, fizeram subir maiores patamares do nível de consciêntização dos cidadãos, inclusive foram aprovadas leis, com grandes marcos regulatórios dando maiores civilidades a politica brasileira.

Mediante aos repetivos e intencivos acontecimentos com os despreparos, desvios de função, e inabilidades de boa parte dos politicos, os andidatos deveriam passar por uma prévia, para serem melhor avaliados , assim como acontecem para se tornar diretor de uma Escola: Primeiro faz-se uma prova classificatória, submete aos regulamentos e as normas da comunidade escolar, seguido da eleição dos candidatos.

Talvez não pudessem utilizar o mesmo rigor, mas precisa-se de maiores critérios para tanta autonomia dada aos cidadãos politicos, para representar, governar a nação em cada instãncia.

Os critérios devem ser devidamente de forma justa. Pessoas tão somente consideradas cultas, informadas, ''bem relacionadas'', com curso de nível superior, etc. não são sinônimos de garantias de um bom governo.

A história nos mostra, o mais importante é o comprometimento, a transparência, honestidade, experiências, força de vontade, saber comunicar e interpretar a real necessidade da população. Ter uma boa equipe de acessores, agir com a prudência e a justiça. Fazer uma boa governança da melhor forma possível.

E todos os candidatos deveriam receber uma capacitação, para aumentar os seus conhecinentos e o entendimento e a compreensào a respeito das políticas publicas, evitando-se perder o foco; priorizar e efetivar as principais ações.

O mais importante, precisa-se urgentemente da consciência, participação, o envolvimento e o comprometimento de toda a população.