Sumidos do Recanto 2: Ene Ribeiro

Em 17/5/2020 postei a redação "Sumidos do Recanto" onde, motivado por várias ausências prolongadas após o início da pandemia, quis chamar a atenção sobre o assunto, pois o caráter volátil da internet faz com que a coisa mais fácil seja o desaparecimento de pessoas que acompanhamos e que prezamos, sem que ninguém explique o que aconteceu. Citei na ocasião o caso de Érica Calefi, uma jovem muito talentosa que escrevia aqui quando entrei em 2013 e que sumiu um ou dois anos depois para nunca mais se ouvir falar dela.

No comentários à minha redação surgiu o nome de Ene Ribeiro, pois me parece que eu comentei sua ausência em mensagens pessoais. Eu acreditei na informação de sua morte, embora o comentário não dissesse isso claramente, só dava a entender. Tentei investigar mas não obtive sucesso em esclarecer o assunto. Já não lembro claramente a sequência mas verifiquei o apagamento da escrivaninha da Ene. Eu tenho apreço por ela mas admito que cometi um erro ao crer num boato. Parte do que se falou não está nos comentários da matéria em questão mas outros comentários aparecem como respostas a meu questionamento por via pessoal. A pessoa por quem eu soube é sabidamente idônea.

Mas a boa notícia é que Ene Ribeiro está viva e bem, apenas saiu do RL.

Lembro que há muitos anos atrás o Carequinha, que antes apresentava o seu circo na TV Tupi, andou algum tempo em Porto Alegre, trabalhando numa emissora local. Era antes das transmissões por satélite, a tv gaúcha tinha sua programação própria e inacesivel para os cariocas. Então um dia meu pai chegou em casa comentando que o Carequinha havia morrido. Eu fiquei triste, pois o apreciava muito. Mas pouco tempo depois o palhaço reapareceu e encarou tudo com esportividade: "Garotada, só acreditem que o Carequinha morreu quando o próprio Carequinha avisar".

Claro que meu pai não agiu por má fé, ele acreditou, acontece todos os dias com as melhores pessoas (tanta gente acredita que Elvis Presley morreu por tomar drogas e o que eu apurei não é isso, foi outra a causa de sua morte).

Querida Ene Ribeiro, não sei porque você saiu do Recanto e apagou sua escrivaninha, mas não esqueça os amigos que deixou aqui. E desculpe por eu ter acreditado em um boato sem prova definitiva.

Eu não disponho de tempo para efetuar um levantamento de pessoas que se ausentaram do Recanto e cujo paradeiro é desconhecido, mas nos comentários àquela minha redação foi mencionado o Big Ben, com quem tive alguma interação. É uma pessoa apreciável também. Se alguém puder, dê alguma informação a seu respeito, por favor.

E vamos trabalhar para que haja mais amor aqui no Recanto, Deus sabe que é necessária uma melhora por aqui.