A Música como meio de inclusão social

Quando citamos "Inclusão social" logo se associa a inclusão de pessoas portadoras de deficiências físicas, auditivas, etc. Mas o conceito pode ser amplamente estendido para muitos casos, como o enfrentamento das desigualdades sociais por inúmeros brasileiros.

Com oportunidades desproporcionais, a arte e cultura torna-se uma possibilidade de saída de uma triste realidade. Face a isso, ONG's e Institutos usam essa poderosa ferramenta como base para minimizar e transformar a vida muitas pessoas, e os resultados são visíveis.

É o que se observa no Projeto Guri, e na ASMB (Ação social pela música no Brasil), que apesar de serem de regiões distintas, abrangem uma significativa parcela de beneficiados, e utilizam os valores que o conhecimento musical traz para dar aos jovens a capacidade de ocuparem um lugar de destaque na sociedade e a oportunidade de abraçarem outros caminhos.

Dado o exposto é se levado a crer que a democratização da cultura, em especial, a música, em suas inúmeras benevolências, potencializa os serviços de inclusão social, dando ao jovem novas diretrizes e possibilidades profissionais, e portanto merece especial atenção das juntas governamentais para um maior alcance, possibilitando assim, formas relevantes de ascensão intelectual e social.

K_Karen
Enviado por K_Karen em 28/09/2020
Código do texto: T7074413
Classificação de conteúdo: seguro