Marrocos e as eleições 2021

O Marrocos se prepara para as eleições, programadas 2021, num clima diferente dos anteriores, novas situações preocupantes em termos democráticos e políticos.

Para o Partido da Justiça e Desenvolvimento, o líder da coalizão governamental, envolvendo uma iniciativa interna do partido en forma de um movimento corretivo, dirigido contra o Secretário-Geral, Saad Eddin Al-Othmani, cujos mais de 300 membros têm firmado um memorando, em relação a uma conferência excepcional em protesto contra o status da posição do partido ´PJD´.

O Partido da Justiça e Desenvolvimento (PJD) diante de uma luta, como se disse sobre uma lata ardente, depois dos defensores da proposta da conferência extraordinária se reforçam, sobretudo quando o memorando da proposta foi recusada, e o escritório da Assembleia Nacional aceitou a proposta da conferência excepcional, na agenda da próxima sessão do Conselho.

Trata-se do grande partido da oposição, Autenticidade e Modernidade, um movimento corretivo sob o nome "Sem neutralidade", seus integrantes clamam para a"mobilização e salvar o partido, dos desviados da atual direção". Queixando da exclusão e do exercício do Secretário Geral, através do poder das decisões, da responsabilidade no processo do desvio do Partido, além das práticas de improvisação de individualismo, sujeitas à lógica de acerto de contas e vingança. ”

Em relação ao Partido do Agrupamento Nacional e Independentes sobre a onda de movimentos corretivos, Abdel Rahim Bouaida, ex-presidente da região de Guelmim Oued Noun lidera tal iniciativa para criar um "movimento corretivo", dentro da organização, conforme o comunicado de uma célula do partido, cujos nomes não foram divulgados ", visando a restaurar o partido", no caminho natural e levando-o a lógica da governança corporativa e da gestão democrática. ”

O sr Mohamed Choucair, pesquisador e analista político, acredita que os movimentos corretivos na cena política marroquina costumam aparecer durante o período eleitoral, como o que ocorre hoje, considerando os responsáveis desses movimentos "buscar posições pessoais nessas próximas eleições".

O jornal online Hespress, através do Sr Choucair considerou que indivíduos que lideram estes movimentos corretivos antes das eleições preocupados apenas em como aproveitar "o processo eleitoral", candidatas a cargos e listados pelas decisões ministeriais.

No seu depoimento, o investigador considera que os partidos marroquinos são originalmente "entidades eleitorais", habituados a tais aquecimentos e interacções eleitorias neste período do processo democrático no Marrocos ; uma vez aausência de mecanismos democráticos internos e de espaços para discutir estas diferenças dentro dos partidos que tornam tais movimentos corretivos expostos.

Tal analista político relata que a maioria desses movimentos corretivos nasce após o surgimento de diferenças entre a direção do partido e as lideranças do movimento.

"O que significa a tentativa destes pressionar ou posicionar dentro da estrutura do próximo mapa eleitoral, aproveitando da liderança do partido e beneficiar de maiores chances de ocupar cargos parlamentares ou governamentais."

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador universitário- Rabat, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 27/09/2020
Reeditado em 27/09/2020
Código do texto: T7073530
Classificação de conteúdo: seguro