O Marrocos, classificado 75º no mundo e 5º pelos paises Árabes em termos de Inovação

Apesar que o Marrocos tem recuado uma posição no Índice de Inovação pelo ano 2020, cuja classificação, 75º no mundo e 5º no mundo árabe

O Marrocos recuou uma posição no Índice de Inovação Global pelo ano 2020, em comparação com o ano anterior, seja a posição de 75º, no mundo, dos 131 países no processo de índice de inovação, conforme o relatório 2019, envolvendo 129 países.

O Índice Global de Inovação, lançado este ano sob o título "Financiamento da Inovação", é uma ferramenta quantitativa detalhada, que ajuda os tomadores de decisão em todo o mundo a compreender melhor as formas de estimular a atividade de inovação, com base no desenvolvimento econômico e humano.

Tal Índice Global de Inovação, lançado este ano sob o nome "Financiamento da Inovação", constitui mais uma vez, uma ferramenta, importante dos países, como o Marrocos, no sentido de apoiar e fortalecer as infraestruturas sociais e econômicas, na margem desta crise sanitária que obliga o mundo a cooperar no sentido de uma pilula, contra o vírus da Corona, que contamina e mata as pessoas no mundo.

No continente africano, o Marrocos ficou no 4 quarto lugar, atrás de Maurício, no 52, a África do Sul, no 60, e Tunísia, no 65.

A nível internacional, a Suíça é o país mais inovador do mundo, seguido da Suécia no segundo lugar, os Estados Unidos da América no terceiro, o Reino Unido no quarto lugar e a Holanda no quinto.

Em relação às últimas posições, a Etiópia ficou no 127º, o Níger no 128º, seguido do Mianmar, Guiné no 130º e o Iêmen no último.

Finalmente pelo Índice Global de Inovação 2020, em termos de apoio e incentivo ao financiamento da inovação, através do desenvolvimento e progresso dos mecanismos existentes, chamando a atenção sobre os novos meios, face aos desafios da saúde pública.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário, Rabat, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 05/09/2020
Código do texto: T7055163
Classificação de conteúdo: seguro