Marroquino nomeado pela ONU para líbia

Uma declaração do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos informou, quarta-feira passada, que Mohamed Aujar, ex-ministro e diplomata, nomeado para chefiar a Missão de Investigação da ONU sobre a Líbia.

O comunicado da ONU indicou que este comissariado pelos direitos humano inclui além de Ujar, sr Traki Robinson e Chaluca Bayani, implementado pelo Conselho de Direitos Humanos,22 de junho de 2020, a fim de documentar sobre as alegações de violações do direito internacional, ligado aos direitos humanos e ao direito internacional humanitário por todas as partes, envolvidas no conflito da Líbia desde 2016.

Neste contexto, o Alto Comissário para os Direitos Humanos, Michael Bashley destacou a deterioração da situação de segurança na Líbia e a ausência de um sistema judicial eficaz, importante para o trabalho do grupo de expertos independentes, para documentar sobre os abusos e violações dos direitos humanos.

Neste comunicado, Sr Bashley informou que este grupol de especialistas vai atuar como um mecanismo primário para combater e denunciar a impunidade que prevalece em relação às violações de direitos humanos, cometidas, atuando no sentido de trabalhar junto com as partes do conflito de maneira a impedir e prevenir sobre as novas violações que desafiam os esforços da paz e a segurança no país.

Finalmente, anota-se que as "execuções em massa, a tortura, os maus-tratos e a violência sexual, além da violência sexual relacionada ao conflito, sequestros e desaparecimentos forçados, incitações à violência através das redes sociais, tudo isso continua a se propagar num clima de total impunidade na Líbia".

O que os países vizinhos temem é que isso desencadea numa guerra civil na qual toda a região paga um custo alto, em termos de estabilidade, de paz, de integração, de desenvolvimento e progresso socioeconómico.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário- Rabat, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 28/08/2020
Código do texto: T7048252
Classificação de conteúdo: seguro