Marrocos, o ensino à distancia fórmula contra Corona vírus
O povo marroquino continua preocupado com a fórmula com o qual vai ser o ensino nas escolas públicas e privadas, a partir do dia 7 de Setembro 2020.
Segundo o governo marroquino, autoridade da Educação Nacional, a "educação presencial" para alunos, envolve uma fórmula a ser escolhida pelos responsáveis, enquanto o exame regional do primeiro ano bacharelado a ser para um data ulterior.
O Ministério da Educação Nacional decide de adotar a "educação a distância", como fórmula educacional no início deste ano letivo
O Ministério da Educação Nacional, da Formação Profissional, do Ensino Superior e Pesquisa Científica informou sobre a "educação à distância" como fórmula educacional no início da temporada escolar 2021-2020, de 7 de setembro do ano corrente, para todas as áreas e níveis das instituições de ensino públicas e privadas, bem como das escolas de missões estrangeiras.
O Ministério esclareceu que estas decisões foram tomadas devido à alarmante situação epidemiológica que vive o país, caracterizada por um aumento significativo de casos positivos, de pessoas em situação crítica e mortes.
Conforme o comunicado, publicado pelo jornal "Saara Marroquino", sábado, o ensino presencial" para alunos é permitido, perante um autorização dos pais e responsáveis, respeitando uma prática que atende ao desejo das famílias.
Preservando a saúde e a segurança destes alunos e dos enquadramentos educativos e administrativos, o artigo do jornal esclarece que o Ministério vai adotar as condições adequadas, através da aplicação de um protocolo sanitário rigoroso que respeita as medidas preventivas e cautelares, estabelecidas pelas autoridades sanitárias, notadamente o uso obrigatório de máscaras a partir do quinto ano do ensino básico, lavagem e desinfecção regulares das mãos, a distância física através da redução do número de alunos, dentro dos departamentos acadêmicos e a esterilização contínua das diversas instalações das instituições de ensino.
O Ministério acrescentou sobre o plano integrado para gerenciar a temporada acadêmica 2021-2020, em função de uma evolução da situação epidemiológica no país, respeitando as medidas preventivas, destinadas a limitar a propagação da "epidemia de Corona" (Covid 19), como parte de uma abordagem proativa.
O Ministério, de acordo com a evolução da situação epidemiológica no país e as mudanças no futuro, informou que esta temporada escolar 2021-2020, pode mudar, com a evolução da situação epidemiológica e segundo a fórmula educacional adotada no nível local e regional em coordenação com as autoridades locais e regionais da saúde.
O Ministério chama para trabalhar no sentido de informar a família educadora e os alunos, bem como todos as cidadãs e cidadãos, dos detalhes dos processos, relacionados com a gestão do ano escolar 2021-2020, face a esta situação excepcional.
Chamando finalmente as estruturas educacionais e administrativas, parceiros sociais e todos os atores da comunidade a envolver-se ativamente com todas as medidas, tanto quanto, a fim de alcançar o sucesso e garantir o direito a todos os alunos a um ensino integrado, acadêmico.
Lahcen EL MOUTAQI
Professor universitário- Rabat, Marrocos