Arte de viver a terceira idade

TERCEIRA IDADE, idoso, velhice, ou mesmo velho como os denominam aqueles que conseguem chegar aos 65 anos, é uma das fases mais belas e gratificante da nossa vida, alguns batem palmas para eles, quando chegam até aos 100 anos ou mais, chegando a ter o nome registrado no livro dos recordes, outros são considerados uns fardos jogados nos abrigos públicos sem uma visita sequer de filhos e parentes, uma minoria são paparicados em casa por filhos e netos.

Que é a velhice afinal? Responderia que é a idade da sabedoria, mas encontramos no dicionário assim: situação daquele que está velho, ou idade avançada, o velho é a pessoa muito idosa, ou ancião no linguajar antigo. Pessoa ou objeto gasto pela idade ou tempo, tambem a palavra velho quer dizer antiquado, desusado,ultrapassado ou o pai.

Porem nos parece que ainda hoje a maioria dos jovens vê o idoso exatamente dentro destes parâmetros, antiquado, desusado, ultrapassado, até muitas vezes por seus próprios filhos que acreditam que eles sabem tudo e os pais nada sabem, seguidos dos netos. Lares em que os idosos ficam isolados nos quartos ou sentados na sala, ou perambulando sozinhos nas ruas, pedindo esmolas, ou indo para postos de saúde sozinhos.

Há alguns anos o dia dos avós e muitos órgãos foram criados para dar apoio ao idoso, alem das casas de repouso, também foi criado, o Estatuto dos Idosos com leis que o protegem, porém nem sempre cumpridas, pois os próprios idosos não denunciam, até mesmo os cuidadores de idosos, que se diz profissionais de saúde, com cursos, nem sempre são de confiança, o idoso precisa de muito mais assistência do que se imagina. Eles deram tudo de si, dos mais pobres aos os abastados e precisa de uma alimentação adequada, carinho, compaixão, compreensão, amor, dedicação, diversão, além de uma assistência à saúde de melhor qualidade. Enfim o idoso necessita de uma melhor qualidade de vida.

Apesar dos cidadãos pagarem impostos muito altos, ou seja impostos para tudo, na roupa, no alimento, no recreio, etc. etc. estes pagamentos dos cidadãos são desviados e fica a assistência a saúde, a educação dos jovens e mesmo das classes mais pobres a mercê da mendicância, vez que o governo não oferece oportunidades para os jovens quanto mais para os adultos. A maioria dos idosos pagam e morrem pagando impostos, com a tristeza de ver o dinheiro nos bolsos de alguns políticos, como vemos as noticias vergonhosas de CPIS nas televisões de todo País e jornais.

Dinheiro que pode ser usado na assistência aos pessoas e jovens carentes. Mas alguns políticos dizem que “pobre gasta muito” e os hospitais de assistência a criança e idoso é difícil se encontrar, e os que existem são autarquia muitos deles com ajuda de doações.

Seus feitos passados, anos de trabalho para seu País, não importa como profissionais acadêmicos ou como ajudante de pedreiro, mestre de obra, vendedor ou camelô, etc. todos fizeram a sua parte, e o governo, e os representantes do povo fica a desejar.

Seus feitos passados na maioria das vezes são poucos lembrados, tanto quando se aposentam onde no local de trabalho nem um agradecimento de seus chefes, nem uma palavra de consideração pelos seus anos de trabalho, raramente alguém se lembra de fazer uma despedida, mas na maioria das vezes são julgados por possíveis falhas, mas náo pelos seus anos de luta junto aos companheiros,.uma vez que não existe perfeição na terra. Isto também acontece nos lares.

Os filhos esquecem dos noves meses de gravidez das mães e o trabalho incessante do pai, para sustenta-los, incompreensão e a falta de amor norteiam no coração de muitos deles.

O que sabemos da vida é que os pais educam seus filhos como foram educados e tentam achar que estão melhorando eliminando alguns conceitos que não concordaram nos pais, e a proporção que vão podando o que achavam de errado, vão fabricando filhos cada vez mais sem a minima orientação, rebeldes.

Mais esta terceira idade, está cada vez mais sendo obrigada pelas circunstancias a ser valorizadas, hoje, elas tomam conta dos netos, ajudam os filhos financeiramente, e nunca deixam de ser mães e pais. Alguns ainda se mantem ativos no trabalho e outros se viram da forma que lhe é possível para ver seus filhos bem, ou quase bem, mesmo eles já adultos, morando ou não com eles.

Esta idade da sabedoria interna e adquirida com o passar dos anos seja ela acadêmica, palavra mundo como diz Paulo Freire, pessoas que não sabem ler nem escrever mas tem um conhecimento de vida intenso no mundo em que vive, experiencia de vida, Cada um traz dentro de si uma certa individualidade e personalidade que só pertence a si mesmo, jamais a outrem.

Cada ser humano é apenas um, mas ao mesmo somos todos se unidos em um mesmo pensamento, em um sentido verdadeiro, igualitário.

Todo ser humano vai ser um idoso, ninguém escapa, a não ser aqueles que por falta de orientação ou educação precisa ou mesmo por alguma doença possa escapar da meia idade ou juventude, todos vamos envelhecer.

Vejo o idoso como um artista na arte de viver, apesar dos obstáculos que cada um enfrenta, ele para chegar aos 65 anos significa que venceu muitas etapas do jogo da vida, se chegar aos 80 é campeão e dos noventa em diante recebe a medalha de honra ao mérito.

O ser humano é um artista, ele desempenha diversos papeis, de filho, pai, irmão, tio, primo, estudante, trabalhador, profissional, acadêmico e assim por diante, a depender da classe social em que vive. Estamos no palco da vida e neste palco atuamos com a maior maestria,

Vamos pensar em um personagem como um professor na sala de aula, atuando conversando com seus alunos, contando estórias, desenhando no quadro negro números, letras, escrevendo palavras, ver os netos, pegar os lápis, fazer risquinhos, linhas, círculos, depois letras, o que eles são? Uns verdadeiros artistas. Através destas experiencias eles vão se desenvolvendo e criando o formato de suas próprias letras, dando sentido as linhas e as letras ao escrever seus nomes pegando nos lápis cada um de seu jeito e maneira de ver.

O professor um artesão, palhaço ao fazer pantominas para contar uma estória, um desenhista, um ator, muitas vezes um terapeuta, ou mesmo assistente social. Este professor estes alunos passam por todas as fases da vida, foi bebê, criança, púbere, adolescente, adultos e enfim a terceira idade, mas muitos idosos esquecem que passaram por essas fases e muitos jovens acreditam que serão jovens eternos, não são preparados para a velhice, nem pelos pais que deve pensar o mesmo que eles nem pela mídia que só lembram de idoso nas datas do dia dos avós para satisfazer aos empresários nas compras de presentes, o capitalismo.

Estes professores e alunos envelheceram, foram pais, trabalhadores, engenheiros, médicos, políticos,etc. São avós. Chegaram a terceira idade dando o melhor de si, passaram por muitos percalços, lutaram na vida trabalhando, estudando sem parar, seja qual for sua profissão deram muito de si na arte de ensinar pelos seus valorosos exemplos, e também aprendendo com os jovens os novos valores concebidos por esses e as novidades do mundo tecnológico e social, uma vez que a família sofre mudanças constantemente assim como a sociedade, e os idosos fazem parte deste setor social que é a família, portanto também são influenciados pela mídia, pela tecnologia e mudanças de valores, seja ela qual for.

Mas nada pode tirar esta sabedoria nata que se encontra enraizado dentro deste ser sexagenário acumulada de anos e anos de vida. Quanto mais se vive, mais se aprende. Quanto mais se aprende vê-se que nada sabe. Mesmo assim se tem muito a aprender e a ensinar.

Muitos idosos alguns ainda não se sentem estimulados pela família, ainda ficam enclausurados sem oportunidades de sair, muitos nunca foram em um shopping e em uma praia depois dos 70 anos.

Muitas famílias não estimulam os idosos a viver, a continuar a praticar suas habilidades, a sorrir, cantar e dançar como faziam anteriormente, mas batem palmas quando veem outros idosos curtindo seus momentos de felicidades. O respeito a personalidade e a individualidade dos idosos apesar de todo o trabalho do governo em parte, ainda está muito a desejar.

Espera-se que algum dia os abrigos de idosos sejam mais visitados e qualificados, que eles não sejam mais rejeitados e que sejam promovidos nestes abrigos cursos de costuras, bordados, trabalhos manuais diversos, pinturas em telas, papel, madeira, ou outros materiais, danças, exercícios físicos, escrever, ajuda-los continuarem a ser mais produtivos, para espantar a depressão e injetar neles a alegria de viver ou mesmo ajuda-los a realizar seus sonhos de fazer um curso universitário se não os têm.

Muitos idosos estão se enveredando nas artes plasticas, danças de salão, Ioga, ginasticas, nas Instituições como SESC, ou simplesmente nas academias, fazendo Pilates,e outros exercícios que auxiliam sua estrutura corporal. Cada um usando a criatividade a seu jeito, fazendo o que acham melhor para si. Outros continuam suas atividades na pratica de artes artesanais fazendo bonecas de pano, panos de pratos e outros, ou vão conhecer o mundo estimulados pelas viagens turísticas com grupos de idosos, mas nem todos tem condições para isto.

No momento o que importa que são artistas da vida, não importa sua categoria, pode ser dramática, o mocinho, ou a mocinha, o palhaço ou mesmo um ancora, ele vive no palco da vida, com sorrisos e lagrimas, gargalhadas ou berros, ele está ali, com seu personagem principal ou coadjuvante, ou mesmo o vilão.

Ainda muitos idosos precisam sair do ócio, da inatividade, movimentar-se a seu favor.

A aposentadoria pode ser positiva para uns profissionais, principalmente quando tem profissões acadêmicas, ruim para outros que não tiveram esta oportunidade ou não foram estimulados a isto, ou simplesmente não quiseram, não tiveram interesse em ter uma qualificação melhor, tudo é muito relativo, muitos crescem mesmo sem ser alfabetizados, pois a sabedoria está dentro de nós.