Saara Ocidental: CoronaVírus ameaça os campos de Tindouf

Mais de 60 mortos por Coronavírus, entre eles, líderes influentes da Frente da polisário, transportados para a wilaya argelina de Tipaza para a hospitalização.

O serviço sanitário de Médicos chamam a atenção, dentro dos campos de Tindouf, para ajudar, no sentido de salvar os moradores dos campos.

Dezenas de mortes registradas nas últimas duas semanas, além de centenas de casos confirmados do coronavírus que assustam os médicos sem fronteiras.

Por sua vez, a Frente Polisário tenta encobrir esta catástrofe que assola os acampamentos, pois sempre foi considerada como uma ilha segura, pelos líderes da Frente e Argélia, após o cerco imposto pelo exército argelino às suas saídas e as entradas durante seis meses, anteriormente.

Os líderes da frente da polisário, confusos e preocupados, e ameaçados, depois de serem deparados com o fato consumado, desta doença que invade todos os espaços, sobretudo depois que o mundo está exposto a esta situação desastrosa, cujo maior hospital dos campos de Tindouf sem meios nem capacidade para enfrentar esta epidemia.

Muitas imagens e fotos horríveis de dentro dos campos mostram até que nível estes habitantes são expostos, sem ventilador, nem remédios necessários, o que levanta mais uma vez a questão sobre o destino do dinheiro e da ajuda, que a quadrilha dos campos do Rabouni tem recebido no início desta pandemia mortal.

Tem informado que pelos menos cinco mortes de Corona se enterram diariamente no campo, e cerca de cinquenta casos se confirmam, o que agrava a situação é o número que aumenta, e a falta de aparelhos de detecção e laboratórios medicais de Tindouf.

Tratando dos casos suspeitos, transferidas para Argel, a uma distância de 2.400 quilômetros. O que dobrará a propagação do vírus nos próximos dias, se a Argélia não assumir sua responsabilidade moral.

Com o tempo, tornou-se claro que o hospital de campanha montado pelo exército argelino é apenas propaganda da mídia, uma base de inteligência para coletar informações sobre os residentes do campo, e uma cobertura para controlar a entrada e saída.

As forças da gendarmaria argelina nos campos de Tindouf são visiveis, ameaçam todos os mercadores que se queixam da situação em frente ao Palácio Amarelo em Rabouni, foi desde meados de julho, que continuma as injustas medidas argelinas contra os moradores.

Esta Corona vírus ameaça também todos, nenhum escapa, até os líderes da primeira fila, um avião militar argelino foi utilizada para transferir o seu pessoal para o hospital "Gouraya" na wilaya de Tipaza, a exemplo de Hamma Salama, Bab Al-Shia e Mohamed Lamine Ahmed, segundo as fontes locais.

Informando ainda que Ibrahim Ghali parece esta afetado também com essa epidemia, sua última aparição foi quando da inauguração da Cemeira dos separatistas, há um mês, o que confirma as suspeitas de sua saúde, uma vez ficado obcecado em aparecer entre as pessoas e Tirar fotos.

Nos próximos dias, a liderança da Polisario está se preparando para lançar um apelo internacional, urgente visando a pedir doações aos refugiados em Tindouf e, portanto, este apelo será justificado devido a muitas suspeitas denunciadas este ano.

Desde o primeiro apelo, quase dezessete milhões de dólares foram arrecadados, os quais foram para os bolsos de membros da gangue Ghali e de seus parentes próximos, General Shangriha, sem que nenhum refugiado esteja beneficiado, pois muitos relatos de médicos voluntários nos hospitais do campo revelam que muitos moradores entram numa greve, sem precedente, devido à falta de meios de proteção e prevenção, o que os torna vulneráveis à doença mortal, cujos números assustadores de mortes estão sendo anotados no campo nos últimos dias.

Finalmente, os protestos dos trabalhadores de saúde e a denudação dos blogueiros impostos devido ao surto de Corona, a gangue do Ghali não encontrou resposta a não ser canalizar a sua milícia para lançar campanhas repressivas generalizadas, começando com as ameaças e insultos,além da detenção arbitrária sob pretexto das denuncias da manipulação da liderança, cada vez mais criticada pelos órgãos internacionais pelo desvio de ajuda humanitária.

Tais líderes, mantém um cerco sobre os armazéns do quartel de Tindouf e aos acampamentos dos grupos armados no norte do Mali, em vez de preocupar-se sobre como resolver os problemas das clínicas dos campos, cuja ameaça da pandemia vai causar pesadas perdas de vidas, se a situação continuar como está!.

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador universitário- Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 11/08/2020
Código do texto: T7032293
Classificação de conteúdo: seguro