O sonho do partido da esquerda marroquino, Unificação federativa

O sonho dos partidos da esquerda no Marrocos levanta discussões sociais, a unidade e integração esquerdista entrou num debate, envolvendo os intelectuais, elites e Partidos do país, continuar a assombrando os líderes dos partidos da esquerda, a crise da dispersão e da cisão, preocupam os partidários da integração dos três partidos, enquadrados na bandeira federal esquerdista, apesar dos obstáculos, resultado de postos da liderança.

A exemplo da líder, Nabila Muneeb, Secretária Geral do Partido Socialista Unido, acusada por seus companheiros de plantar "conflitos" dentro da federação, adiando a conferência de fusão até depois das próximas eleições, enquanto os membros de seu partido e o resto dos líderes dos partidos federalistas insistem na conferência de fusão, antes dos próximos sufragios eleitorais.

Nabila Muneeb, acusada da "sedição" dentro da federação de esquerda.

Os partidos de esquerda no Marrocos continuam a sonhar para alcançar a unidade, com vista a construir um partido de esquerda unido, mas parece um projeto parado, motivo às diferenças que corroem o corpo desses partidos e os líderes, a ocupar um cargo da liderança.

A última reunião da entidade de decisão da Esquerda Democrática Federal, na cidade de Casablanca, não alcançou, portanto, o seu objetivo, devido a uma discussão acalorada, sobre a fusão dos três partidos componentes desta federação, o Partido Socialista Unificado, o Partido da Vanguarda Social Democrata e o Partido do Congresso Nacional Federal.

Tal federalismo apostado nesta pretendida conferência integrativa visa um consenso entre as partes, antes das próximas eleições.

A questão é sobre os desafios desta fusão?

Segundo as fontes de um dos partidos federalistas, a maioria dos ativistas da esquerda, ciente do rol da entrada das eleições, sem esta integração deve haver pesadas perdas, resultado da intransigência de Nabila Muneeb, secretária-geral do Partido Socialista Unificado, cujo Najib Al-Asbi, especialista em economia avisou sobre o rol do seminário sobre a necessidade de integração.

" Prometindo aos ativistas e simpatizantes durante as eleições anteriores fundir as partes antes de 2021, razão pela qual cumprir estas obrigações cai sobre suas responsabildiades, antes desta data prevista". alertou o especialista em economia.

Os jornais locais consideram que Sra Munib não poupou, portanto, os esforços para bloquear todas as iniciativas destinadas a acelerar a fusão entre os três partidos para construir um Grande Partido Socialista, cujas últimas manobras, conforme a fonte do partido, levam a uma decisão do Conselho Nacional do partido sobre a fusão, propondo adiar o projeto até depois das eleições, o que parece difícil, devido ás divergéncias sobre as eleições e suas repercussões.

Tais fontes consideram o objetivo de todas essas manobras, ocupar a Secretaria-Geral da nova parte, indicando que nenhuma dessas duas partes constituem a questão da Secretaria-Geral, cujos desdobramentos do processo da fusão mantém as dúvidas, entender ou assimilar os interesses desses três partidos.

«O problema dos partidos federalistas com a Sra Munib, objeto do egoismo, da tomada de posições, unilateralmente, sem consultar seus aliados, durante as eleições legislativas anteriores, levando a perda de milhares de votos, e das posições sobre algumas questões religiosas, manendo algumas decisões e posições, sem as consultas, face aos outros componentes, de acordo com a carta da federação ».

Tais declarações da Sra Munib, segundo a mesma fonte, contra as organizações da juventude da federação de esquerda, reestruturando o corpo executivo especial, em nome do jovem Abdel-Ati Rabia (secretário nacional da juventude emergente), revelando numa reunião pública que os jovens de esquerda perdiram o caminho certo da política da união das forças, escolhendo uma pessoa de 45 anos, coordenador, objeto de uma tempestade nos círculos da federação, tratando do jovem Abdel-Ati Rabiaa que contrariou o sentido da reunião do conselho executivo, da posição nacional, cujo idade não ultrapassa 36 anos.

Tal fonte revelou que o pano de fundo desse ataque significa a incapacidade de impor a hegemonia ao Movimento da Juventude Democrática do Partido Socialista Unido, através de seus apoiadores, severamente derrotados pelo movimento Mujahid.

No mesmo contexto, a Sra Muneeb, depois que ela tomou conhecimento da sua posição, dentro do partido, o partido dos jovens, liderados por Zeinab Ehsan, secretaria nacional, da próxima Assembléia Nacional, tem levado seus apoiadores a assinar uma petição, sob o pretexto de enfrentar as oposições, juntamente com alguns jovens da esquerda dos partidos, aliados, conforme a Muhammad al-Sasi, apoiante da iniciativa do processo de integração.

Batalhas perdidas

Segundo as mesmas fontes, a Sra Munib, depois de confirmar a fraqueza de sua posição dentro do partido e do federalismo sobre a questão e a data da fusão, considerando que a aproximada da data da conferência nacional de seu partido, programada em janeiro próximo pode ser uma solução, de acordo com a lei interna, possibilitando, candidatar-se a um terceiro mandato.

«Começando a dificultar e a prejudicar aqui e ali, através das manobras aleatórias, como os problemas pessoais e as rivalidades, entre os membros do partido, Omar Belafrij, Zainab Ehsan, Muhammad Mujahid e Karim Tazi, bem como o secretários gerais da FNC, Vanguarda Social-Democrata ».

A outra questão, é errado que a Sra Munib, em relação aos membros do partido e dos componentes da federação, suas declarações estejam emocionantes e descontroladas, perante os meios de comunicação e a mídia, um outro assunto que levou a vase para derramar, arrastando a esquerda para as batalhas perdidas, seja pelo cinismo e ridicularismo, através dos sites de mídia social, envolvendo o Membro do Parlamento, Wiam Al-Mahrashi, filha de Al-Arabi Al-Mahrashi, líder do Partido da Autenticidade e Modernidade.

A Sra Muneeb, figura carismática para alguns, enfrenta muitas acusações pelo partido, e de alguns símbolos dos partidos, o que levou a afastar os diferentes nomes de esquerda de responsabilidades, Mahdi Lahlou, Muhammad Al-Sassi, Karim Tazi, Naguib Asqabi, Muhammad Mujahid e Omar Belafrij, este último apresentou a sua renúncia para o Escritório Político.

Abdel-Ali Akamira , ex-secretário geral adjunto do Partido Socialista Unificado

A declaração deste secretário deixou o Partido Socialista Unificado numa situação difícil, porque obrigou o partido transformado –a decidir sobre a questão, como espaço fechado, sem a abertura para com a sociedade?.

1 Deixar o Partido Socialista Unido, acompanhada de vários jovens líderes, por razões políticas e, por meio delas, causações e o sangramento contínuo dos partidos da esquerda sobre o agravamento da situação política e credibilidade para ganhar as próximas eleições 20121?

Antes de tudo, deve-se lembrar da convicção esquerdista, humilde crença, capaz de fornecer respostas, livrar o país da crise sem precedente, tanto no nível de suas demandas legais, quanto das legítimas propostas sociais e económicas, garantindo a continuidade da justiça, da estabilidade e da segurança.

No nível organizacional, fora das estruturas do Partido Socialista Unificado, acredita-se que não existe uma proposta política pragmática baseada sobre o modelo do desenvolvimento da proposta real, sem nenhum relacionamento com a realidade nacional, nível da pobreza, da produção nacional, da aprovação educacional:

2- O único relacionamento com os cidadões e o Partido unificado esquerdista é de ter uma projeção real sobre as propostas sociais, a educação, a saúde e a justiça, parámetros de um levantamento promessor, inevitavelmente, capaz de levar um programa social adiante e sonhar com cargos importantes na direção do país.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário, Rabat, Marrocos

( continuar na outra edição, tratar do futuro do partido)

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 07/08/2020
Código do texto: T7028555
Classificação de conteúdo: seguro