A exclusão sociocultural das classes baixas (Enem 2019)

O surgimento do cinema teve início em dezembro de 1895, na cidade de Paris. Já no Brasil, no ano seguinte o Rio de Janeiro recebe a primeira exibição de cinema no país.

Apesar das tecnologias da contemporaneidade, como a evolução nos meios de comunicação, torna-se irrelevante tal característica nas classes, inferiores. Tomando como exemplo a introdução sociocultural, pode-se observar que o acesso ao lazer e a cultura é restrito e insuficiente; as idas ao cinema são comuns nas classes sociais cujo capital é alto.

No Brasil apenas 17% da população frequenta o cinema sendo que 19% dos espectadores de filmes na TV vão ao cinema. A grande problemática, reflete em um cenário na qual os avanços tecnológicos em comunicação são incapazes de alcançar, as classes inferiores e de baixa renda, gerando consequentemente a exclusão sociocultural.

De acordo com Confucio, filósofo chinês " A cultura está acima da diferença da condição social" visto que o artigo 215 da Constituição Federal assegura a garantia a todos o pleno exercício de direitos culturais e acesso ás fontes da cultura.

Todavia, cabe ao Ministério da Cultura e aos órgão incumbidos, a criação de espaços culturais "gratuitos" e de livre acesso a população bem como o incentivo e divulgação de campanhas para promoção da cultura nos respectivos estados e municípios, a fim de propagar a cidadania, cultura, lazer e união social.

Rafaella Cicarelli
Enviado por Rafaella Cicarelli em 05/08/2020
Código do texto: T7026968
Classificação de conteúdo: seguro