A superlotação dos hospitais brasileiros

O brasil é um dos poucos países no mundo que possui um sistema público de saúde. A superlotação dos hospitais brasileiros é um problema frequente no país, bem como a falta de estrutura, equipamentos e uma equipe médica completa.

No ano de 2020 durante a pandemia causada pelo Covid-19, apenas 1,4 mil leitos de UTI estavam disponíveis no país para atender pacientes portadores da doença. A recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) é de 1 a 3 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes, o Brasil conta com 2,2 leitos, que de certa forma consolidada é satisfatório.

Entretanto, a superlotação causada pelo novo vírus tornou a quantidade de leitos insuficiente para atender a demanda de pacientes infectados. tendo em vista este novo cenário, recomenda-se que o Governo Brasileiro em consonância com o Ministério da Saúde tome as medidas necessárias para o controle da doença, bem como a providência de novos leitos de UTI nos hospitais brasileiros e construção dos mesmos.

É mister, todavia o investimento em pesquisas em instituições e universidades públicas para o possível surgimento de uma vacina e meios de controle da doença, tendo como objetivo a erradicação do novo coronavírus. Deve-se realizar também a prevenção da doença através de campanhas de prevenção por meio de mídias sociais e propagandas incentivando o uso de máscaras e álcool em gel, além do descarte de possíveis aglomerações não necessárias e essenciais em todo o território do país.

Rafaella Cicarelli
Enviado por Rafaella Cicarelli em 05/08/2020
Código do texto: T7026944
Classificação de conteúdo: seguro