Significado essencial da cruz

O sinal da cruz

O significado da cruz remete ao valor essencial da fé cristã. Recorda-nos do sacrifício de amor que Jesus realizou para a salvação da humanidade, como também motivo pelo qual todo cristão em sua realização de fé professa a ressurreição de um Deus vivo e presente em nosso meio. Tem como base principal nos escritos paulinos (Fl 2,8.) assim como na Tradição e na prática contínua da Igreja.

A cruz é o símbolo do próprio Cristo, pois sempre quando instruía os discípulos no discipulado os direcionava a caminho de Jerusalém, onde sofreria sua morte na cruz, tendo em vista como o objetivo principal de quem o seguia (Mt 16,21-27). É em Jerusalém que Jesus realiza sua doação total a humanidade, e também lá os discípulos enxergam o sentido de sua vida vocacional. Antes o que era um símbolo de maldição e tormento, tornou-se a fonte primordial de quem se doa totalmente, até mesmo a própria vida. O trono dos mártires que tornou sinal vivo nas primeiras comunidades cristãs e chega a nós hoje como memória do acontecimento que nos trouxe a salvação de Deus.

A cruz como sinal salvífico de Deus

A cruz tem um grande valor para o cristão, por que foi santificada pelo contato com Cristo, que dela fez o instrumento da Redenção humana. A salvação não foi somente um fato histórico que aconteceu em um determinado tempo e espaço, mas é uma salvação contínua pelo qual o Cordeiro de Deus doa-se inteiramente para a restauração humana.

O sinal da cruz (ou persignação) é essencial, pois é a marca de nossa salvação dada por Jesus. São João Paulo II a chamava de “sinal de um amor sem limites”. Teologicamente revela a comunhão entre a Santíssima Trindade, onde o Pai, o Filho e o Espírito Santo vivem em união eterna como modelo da comunidade perfeita. O CIC (Catecismo da Igreja Católica) afirma que:

O cristão começa seu dia, suas orações e suas ações com o sinal da cruz, “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.” O batizado dedica a jornada à glória de Deus e invoca a graça do Salvador, que lhe possibilita agir no Espírito como filho do Pai. O sinal da cruz nos fortifica nas tentações e nas dificuldades. (CAT n. 2157)

É o gesto mais antigo da Tradição cristã. Tertuliano afirma:

Quando nos pomos a caminhar, quando saímos e entramos, quando nos vestimos, quando nos lavamos, quando iniciamos as refeições, quando nos vamos deitar, quando nos sentamos, nessas ocasiões e em todas as nossas demais atividades, persignamo-nos a testa com o sinal da cruz. (De corona militis 3)

Diz ainda Hipólito de Roma, descrevendo as práticas do século III.

Marcai com respeito as vossas cabeças com o sinal da cruz. Este sinal da Paixão opõe-se ao diabo e protege contra o diabo, se é feito com fé, não por ostentação, mas com virtude da convicção de que é um escudo protetor. É um sinal como outrora foi o Cordeiro verdadeiro; e ao fazer o sinal da cruz na fronte e sobre os olhos, rechaçamos aquele que nos espreita para nos condenar. (Tradição doa Apóstolos 42)

Nas Cartas paulinas observamos esse símbolo como ideal para as primeiras comunidades, um sinal de amor pleno para aqueles que aderiam ao projeto salvífico de Jesus. Demonstra Paulo que sua glória está na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo (Gl 6,14). Na sua pregação o Apóstolo Paulo relaciona a sua glória na cruz como centro da mensagem cristã, não usando do tormento ou do sofrimento que ela causa, mas tendo como um sinal glorioso da celebração da Páscoa de Cristo, de sua vitória da vida sobre a morte.

Cristo me enviou... para anunciar o Evangelho sem recorrer à sabedoria da linguagem, a fim de que não se esvazie a cruz de Cristo. Com efeito, a linguagem de cruz é loucura para aqueles que se perdem, mas para aqueles que se salvam, para nós, é poder de Deus. (1Cor 1,17-24)

É feita também o sinal da cruz nas celebrações litúrgicas e nos sacramentos. Tem o sentido de iniciar o ato litúrgico invocando a Santíssima Trindade, para que assim começado por Ele, permaneça em seu amor e una a relação com o homem através de sua comunhão. Remete ao símbolo pelo qual a ação litúrgica está sendo iniciada nos conduzindo a esta instrução no Espírito. O valor do sinal da cruz está no alicerce do sagrado, que deve ser típico do discípulo de Cristo, que ao fazê-lo deve-se fazer memória de seu batismo, tendo o objetivo de convida-lo a ser um “novo Cristo”, ser um sinal de salvação no mundo terreno e direcionando a caminho do Reino de Deus.