O INVERNO É BOM PARA QUEM GOSTA
O INVERNO É BOM PARA QUEM GOSTA
sexta-feira, 31 de julho de 2020
Pelo menos hoje, 31 de julho, o frio se fez presente. Mas até então não o tivemos desde que entrou o Inverno. Eu e este estamos em posições diametralmente opostas. Ele lá e eu cá. Não sou favorável e ele de jeito nenhum. E isto nem quer dizer que goste de calor. Até não. O que gosto mesmo é de um bom dia de chuva.
E lembro-me muito bem, com meus doze anos de idade, fui morar em Anchieta, que é um bairro muito afastado do centro da cidade do Rio de Janeiro. E poucos anos depois mudei-me de novo, com a família, para um bairro ao lado, o de Ricardo de Albuquerque.
E nesse, a propriedade era nossa, diferentemente da anterior, que era emprestada de uma pessoa amiga, que nos favoreceu num período duro de nossas vidas. E eu e meu irmão, já adultos novos, a compramos com o nosso próprio esforço e suor.
Nesse local ainda existia muita vegetação nativa. E bem perto havia uns relevos e onde havia uma pequena mata. Então, quando chegava o inverno o frio era de rachar, acreditem. Porque com tanta vegetação, a temperatura caía bastante. E era um tanto quanto sofrido para mim resistir a isso.
Mas com o passar dos anos, onde havia terreno livre, foram ocupados e ali se construiu casas, acabando com a vegetação que existia. Assim o frio também diminuiu.
E a vida é assim mesmo. Cada um gosta de uma coisa. E como conheci uma parte do sul desse país, o Paraná e Santa Catarina, até gostaria de viver por lá. Mas a temperatura, principalmente do inverno, nessas regiões, não são fáceis. Quando faz frio chega até a nevar em algumas de suas cidades.
Assim, dou-me por satisfeito em morar e viver no Rio de Janeiro que, salvo uns poucos dias do inverno e nas regiões serranas, não chega a fazer tanto frio. As solas dos meus pés agradecem profundamente.
Texto transferido do blog "CONTANDO AS MINHAS E OUTRAS HISTÓRIAS", desse autor. www.aralmeida.blogspot.com