Aflorando a Mediunidade

AFLORANDO a MEDIUNIDADE

Sempre fui Católica e até certa idade desconhecia o Espiritismo, passando a conhecê-lo mais ou menos a partir dos meus 16 anos mais ou menos, quando me vi desfigurada no espelho, não era “EU” mais uma pessoa negra, toda vestida de preto, e eu estava fardada com blusa branca, sou de cor parda, desta feita, fui levada a um Centro Espirita, pois um medico não me veria de forma nenhuma como uma pessoa normal. Neste Centro Espirita me falaram que era médium e me indicaram lê o Evangelho Segundo o Espiritismo, adolescente, lia algumas coisas, e o Senhor que coordenava falava comigo para ter cuidado ao olhar as pessoas principalmente nos olhos, e o que falasse, pois era um bom médium, simplesmente ficava calada. Hoje percebo que naquela época não entendia nada mesmo, mas aceitava o que as pessoas diziam, não era propriamente não acreditar, tudo bem.

Quando criança tinha minha amiguinha que nunca trocava de roupas, eu cresci, cheguei a adolescência e a minha amiguinha Jacira que desde cedo me ensinava a costurar as roupas das bonecas, paletó, calça etc. Nunca crescia, mas não me preocupava nem tinha ideia do que se tratava.

Aos quinze anos, veio a minha primeira menstruação, dias antes disso acontecer, esta garotinha brincou comigo de varias formas, até as paredes do quarto sumia, a cama parecia ficar no vazio, ela conseguia passar de um lado a outro com grande rapidez, para mim estava tudo bem. Estava sonhando?

Mas parecia que, não havia significado nenhum, tudo era natural. Neste dia me apresentou a um Senhor, ele disse que o meu nome estava no livro da vida, apareceu no quarto a partir de um pontinho de luz que ia crescendo até ele surgir, perguntou-me se eu desejava trabalhar, disse que sim. Sentado a uma poltrona, dois leões um em cada lado e um livro enorme no colo.

Não perguntei nem entendia que espécie de trabalho era. Somente aos 17 anos que fui entender o que ele falou. Mas mesmo o Senhor do Centro que frequentava todas as sextas feiras com minha mãe, explicando e falando sobre mediunidade, ficava na mesma. Esta fase foi muito difícil para mim, manifestações, visões, dizer coisas sem saber o que falei e maneiras de agir, etc.

Antes de me formar no Magistério, havia aulas que parecia implicar com o professor de Biologia, tinha crises, tremor e diarreia, somente nos horários de aula dele, o mesmo implicou comigo, e foi muita sujeira, terminei sendo levada para a secretaria, para conversar com a orientadora que descobriu a causa, como emocional, mas quem resolveu foi no centro, o problema estava no professor e eu percebia alguma coisa espiritual nele, e aquela era uma forma para não ficar na sala. Continuei trabalhando e frequentando este centro por vários anos, o que parei de sofrer, ficava na mediúnica. Depois começamos a fazer orações do evangelho em casa. Comecei a lecionar logo quando me formei, passava por experiências estranhas, tanto em casa como no trabalho, mas não saia do meu serio, via como normal. Passado anos fui trabalhar no Departamento de Educação na Rua do Bispo, Praça da Sé, imediações, no caminho via coisas nas portas das lojas, o ser que as meninas viram em Varginha, parecidos, tinha os pés parecendo de cabra, não tinha medo, o bichinho de Arypotter, seguia meu caminho, não me assombrava. Mas, ficava a imagem. A Secretaria de Educação foi Transferida para Boa Vista de Brotas, Casa de Castro Alves, fui trabalhar na Torre, e minha carteira ficava de frente para a janela e dai eu via o Dique de Tororó, comecei a me sentir mal como quem tinha febre, chegando em casa deitei-me na cama e adormeci, Castro Alves apareceu á frente da porta de meu quarto e levou-me a casa dele em Itaparica e começou a contar-me sobre uma mucamba que ele amava, e que a estava procurando-a e não a achava. Andei pelo mato com ele, pois queria me mostrar onde ela ficava com o grupo dela dançando, como se retornasse no tempo. Depois fui a Itaparica com uma colega para ver a veracidade do meu sonho. Foi verídico, a casa existia.

Aos 19 anos mais ou menos vi um objeto parado a um metro mais ou menos das vegetações na liberdade, uns homens pequenos vestidos creio de uma espécie de macacão recolhiam plantas, e chamei minhas irmãs para ver, imediatamente os homens pequenos foram recolhidos e o objeto sumiu no ar na maior velocidade, e na noite posterior me vi como em sonhos andando pela rua do bairro e no céu apareceram alguns objetos do qual eu havia visto, e praticamente me ameaçou, da seguinte forma: “se comentar, falar, vamos lhe pegar e você não vai acordar, prenderemos você”. Para seu povo você vai está morta. Assustei-me. Realmente não falei com ninguém, acredite que tive medo. Neste instante aprendi que quando o espirito está fora do corpo ele pode está pondo em perigo o corpo físico.

Com o tempo comecei a pesquisar melhor mediunidade partindo das minhas experiências e descobri que o nosso corpo era só um involucro, o importante era o Espirito, se ele for retirado tudo se acaba. Passei a acreditar que vivemos num campo de energia e que fazemos parte dela. O espirito é energia. O médium ou a pessoa sensitiva não precisa da ciência para validar suas experiências ou acreditar nela, devem ter fé em si e nos amigos de luz que o acompanham.

Percebi que os médiuns podem ver coisas além do que se acredita, e que tudo isto pode ser explicado através das forças energéticas. Tudo na verdade está interligado através de campos de energia, estamos todos ligados uns aos outros, não existe nada separado, não existe nenhuma diferença entre os seres, somos todos um. Todos nós pertencemos ao mesmo universo.

A mente humana segundo Struthers (2013) é um mistério, ela pode estar contida dentro do cérebro ou pode está localizada fora do corpo, algumas pessoas afirmam que ela é na realidade o espirito e que tem uma localização especifica dentro do corpo humano. Quando o corpo morre, a mente ou o espirito partem e deixam o seu involucro carnal.

Muitas coisas discordo em referencia a mediunidade descrita ou definida por alguns autores, pois é difícil defini-las uma vez que em cada pessoa ela se apresenta de maneira diferenciada. Tem tantas ciências estudando os fenômenos mediúnicos, mas eu creio que nenhuma delas ainda não entendeu que é a mediunidade realmente, mas sabem que é uma faculdade inerente ao homem através do Espirito. É o Espirito que ouve, é o Espirito que vê, é o Espirito que se comunica com os seres espirituais ou até mesmo extras terrestres e, todo o nosso movimento é espiritual, todos somos energias, porém ainda nenhum de nós mesmos que se dizem intelectuais não sabe como usa-las, ou ainda não nos foi permitido fazê-lo. Quantas coisas um medium pode fazer, sem ter conhecimento, mas se o tiver como usaria? E o risco de ser usado por mentes não sadias uma vez que alguns deles não teem consciência do que são, portanto ficariam indefesos. Deus sabe o que faz.

Que são Espíritos? Segundo Kardec “são seres inteligentes da criação que povoam o Universo”. Constitui um mundo à parte, o mundo dos Espíritos, o qual preexiste e sobrevive a tudo'. São as almas que viveram na terra ou em outras esferas. Os Espíritos não são seres abstratos, mas reais, com sua individualidade própria e uma forma determinada, é a nossa realidade após a morte do corpo físico. Estão por toda a parte, ao redor de nós.

Eles atuam sobre a matéria e sobre o pensamento, constituem uma das potencias da natureza e instrumento de que se vale Deus segundo Kardec, para realizar sua providencia. Cada Espirito é uma unidade indivisível . A existência dos Espíritos é infinita, eles passam através de tudo, o ar, a terra, as aguas, e até mesmo o fogo lhe são igualmente acessíveis. (HU RIVAS, 2017.

Ainda, a Alma segundo Kardec, “são os Espíritos”. Antes de se unir ao corpo, a alma é um dos seres inteligentes que povoam o mundo invisível, os quais temporariamente revestem um involucro carnal para se purificarem e esclarecerem. “O corpo é apenas um instrumento para o espirito exercerem suas atividades”. O atributo essencial da alma humana é a consciência individual.

O Espiritismo define a alma humana, ou Espirito encarnado como um ser real que vai depurando-se gradativamente até tornar-se espirito puro, atingindo o topo da Escala Espiritual.

.Sabemos que Deus criou todos os espíritos simples e ignorantes em sua sabedoria e deu a cada um, uma determinada missão, com o objetivo de esclarecê-lo, assim diz Kardec, eles deveriam chegar progressivamente a perfeição, pelo conhecimento da verdade, para aproxima-lo de si.

Segundo Kardec, todos os Espíritos chegarão a perfeição a proporção que vão se desenvolvendo, e compreendendo que a indocilidade, a ignorância, a rebeldia, apenas contribuem para o estacionamento, da sua evolução do espiritual. No mundo espiritual não existe retrocesso, mas progresso, a proporção que os Espíritos encarnam e desencarnam, eles avançam em seu desenvolvimento e começam a entender o que os distanciava da perfeição.

Quando Encarnamos é como se estivéssemos em uma escola de primeiro ao segundo ou terceiro grau de acordo com o que aprendemos nas encarnações passadas. Quando terminamos as provas, ficamos cientes do que aprendemos e não esquecemos. O Espirito à proporção que vão se desenvolvendo segundo Kardec, começam a ter o livre arbítrio, quando começam a adquirir a consciência de si mesmo.

Ainda segundo Kardec, Deus não teria criado os Espíritos maus, criou-os simples e ignorantes, com aptidões que poderiam ser usadas para o bem ou para o mal. No meu entender os Espíritos foram criados ignorantes, simples, mas sem entendimento do que era o bem ou o mal, ele só irá distinguir o bem e o mal a proporção que vão se desenvolvendo e passando a ter consciência de seus atos, e dai podem escolher a direção a tomar. Assim, de acordo com o livre arbítrio recebido, poderá escolher qual vertente se dirigir, do bem ou do mal pela própria vontade.

A Palavra encarnação quer dizer ressurgir na carne, o nascimento do Espirito no plano Físico, O termo reencarnação é dado por Allan Kardec, em relação a pluralidade das existências. Segundo ele, nascemos e morremos varias vezes. Ou uma pessoa pode ter diversas encarnações e a cada encarnação o Espirito vai se desenvolvendo, melhorando suas qualidades, quando atinge a perfeição não há mais necessidade de reencarnarmos. Os Espíritos encarnam quantas vezes forem necessárias, para o seu progresso. No entanto para integrar-se na vida elevada o Espirito progride através do esforço próprio, e este progresso pode ser vagaroso e constante, sendo necessário para isto, muitas reencarnações, uma vez que não conseguimos este progresso em uma só existência.

Porem a ressurreição ela acontece tanto na carne como no espirito. Quando morremos, nascemos no mundo espiritual, quando estamos no mundo espiritual, nascemos no plano físico.

Para Kardec o Espirito nunca fica inativo, ou parado, está sempre em movimento, ele diz que, durante o sono os laços que prendem o Espirito ao corpo se aflouxam e ele se lança pelo espaço entrando em relação mais direta com outros espíritos, segundo ele, quando o corpo repousa o Espirito tem mais faculdades do que no estado de vigília, lembrando-se do passado ou mesmo às vezes prevendo o futuro, além de comunicar-se com os demais Espíritos deste ou de outros mundos. Segundo o Livro dos Espíritos “os espíritos de pessoas vem nos visitar, como o nosso vai visita-los sem que saiba o que eles pensam, pode ser Espíritos de parentes, amigos, e também podem ser Espíritos de pessoas encarnadas que vivem afastados do estado ou países”. Eles na maioria das vezes se comunicam conosco através dos sonhos.

Que são sonhos? Nada mais do que a libertação parcial da alma do corpo. Quando dorme o ESPIRITO ENCARNADO (o homem) se encontra por algum tempo no estado em que fica permanentemente depois que morre, por isso não devemos temer a morte, uma vez que estamos sempre morrendo todos os dias.

Sonhar é uma parte essencial da nossa saúde mental, os psicólogos dão muitas importâncias aos sonhos, pois acredita que eles iluminam a mente inconsciente transmitindo mensagens importantes. Há inúmeras pessoas que acreditam que fazemos viagens astrais, quando estamos dormindo e isso explica os sonhos muitos vividos que temos nos quais nos encontramos e até conversamos com pessoas que já faleceram ou nos encontramos em ambientes etéreos. Existem também os sonhos premonitórios os quais podemos saber o que poderá acontecer no futuro. Podemos observar que todos os nossos movimentos viventes estão envoltos ao Espirito.

Segundo Kardec, no Evangelho Segundo o Espiritismo, ou mesmo a Bíblia, defende que a vida do ser humano e do Espirito são regidas através de leis. Segundo muitos autores não estamos soltos no Universo.

A lei Divina Natural é a lei de Deus, a única e verdadeira, feita para a felicidade do homem, indicando o que ele deve fazer ou deixar de fazer e quando ele se afasta desta lei, ele sofre. A moral é a regra do bem proceder, ela distingue o bem do mal. O homem cumpre a lei de Deus quando faz o bem para todos. A lei de Deus está contida toda no preceito do amor ao próximo, encerrando todos os deveres do homem uns com os outros. A lei Natural abrange todas as circunstancia da vida, e esses preceitos compreende só uma parte da lei. Segundo o livro dos espíritos, resposta 647, diz ainda que, aos homens são necessárias regras precisas.

As leis morais regulam o movimento das relações da matéria bruta: as leis físicas pertencem ao domínio da ciência e as outras leis dizem respeito especialmente ao homem considerando em si mesmo e nas suas relações com Deus e com seus semelhantes. Contem as regras da vida do corpo, bem como as da vida da alma.

A forma nada vale, o pensamento é tudo, assim dizem os ESPIRITOS. Cada um segundo as suas convicções e da maneira que mais o toque, assim temos as seguintes leis: Lei da Adoração – Elevação do pensamento a Deus que aproxima o homem à sua alma. O homem curva-se diante daquele que pode protegê-lo; a Lei do Trabalho e a Lei da Natureza que constitui uma necessidade, uma vez que a civilização obriga o homem a trabalhar mais, porque lhe aumenta as necessidades de gozos. Tudo na natureza trabalha de acordo com o nível intelectual, limita-se ao cuidado da própria conservação, assim a natureza do trabalho está em relação com a natureza das necessidades. Quanto menos materiais são estas necessidades, menos materiais é o trabalho. Sem a Lei da Reprodução o mundo corporal não existiria, a união de dois seres representa o progresso da humanidade por isso, é preciosa a Lei da conservação. O instinto de conservação pertence a todos os seres vivos, Existe também a Lei de destruição, ela é necessária, pois que tudo se destrua para renascer e regenerar, a destruição não passa de uma transformação, que, objetiva a renovação e melhoria dos seres vivos. O homem foi feito para viver em sociedade, lhe deu a palavra e todas as faculdades necessárias a vida de relação dai a Lei da Sociedade, antes de tudo o homem é um ser social, ele não consegue viver sozinho. O estado da natureza é o estado primitivo e a civilização é incompatível com o estado da natureza e vem a importância da Lei do Progresso, não só material como espiritual, ao passo que a lei natural contribui para o progresso da humanidade. Na Lei da igualdade, todos têm o mesmo fim, e as leis são para todos. Deus nos criou iguais a todos os Espíritos, mas cada um destes vive há mais ou menos tempo e tem feito maior ou menor soma de aquisições. A diferença entre os Espíritos está na adversidade dos graus de experiências alcançadas e da vontade com que obram conforme a vontade que é o livre arbítrio. Discutimos muito sobre a liberdade do ser humano ou mesmo dos seres vivos em geral, na maioria das vezes a confundimos, é de se acreditar que na realidade não somos livres, pois tudo tem seu limite, até mesmo o livre arbítrio, se refletirmos em relação a Lei da liberdade vamos observar que não existe liberdade absoluta porque as pessoas precisam umas das outras. Porem os homens têm liberdade de pensar, e de trabalhar, sem o livre arbítrio o homem seria uma maquina. O sentimento de justiça, amor e caridade se desenvolve com o progresso moral e se encontram frequentemente nos homens simples e incultos do que naqueles que têm mais instruções está contido na Lei da Justiça, do Amor e da Caridade. Estas leis estão gravadas dentro de nós, mas para alguns seres humanos parece que ficam adormecidas, não foram despertadas, ou não as obedecem por rebeldia.

Os Espíritos podem ver tudo o que fazemos, pois eles estão sempre a nossa volta. Mas eles só veem aquilo que dá a atenção, não se ocupam com o que lhes é indiferente. Eles influem em nossos pensamentos e atos, pensamento estes que podem ser bons ou ruins, isto acontece quando temos a impressão de que alguém nos falou ou está falando alguma coisa. Observemos que nosso próprio pensamento vem sempre nos acudir em primeiro lugar por isso é primordial que anotemos, lembrando que os bons Espíritos dão sempre bons conselhos por isso temos de discernir, refletir sobre o que nos veem em nosso pensamento e avaliarmos. È de primordial importância pensar sempre coisas benéficas e positivas jamais vacilar.

Há Espíritos que se ligam particularmente a um indivíduo para protegê-lo, o irmão Espiritual ao qual chamamos o bom Espirito, Espirito Protetor ou Anjo Guardião. O Espirito protetor, geralmente pertence a uma ordem elevada, sua missão é de guiar o seu protegido pela senda do bem, auxilia-los com seus conselhos, consola-los nas suas aflições, levantar-lhe o animo nas provas da vida. Ele também pode ser chamado de anjo da guarda, sua missão é acompanhar o homem na vida e ajuda-lo a progredir. Temos os espíritos familiares que se ligam a certas pessoas por laços mais ou menos mais longos e os Espíritos simpáticos são aqueles que se sentem atraídos para o lado da pessoa por afeições particulares e ainda por uma semelhança de gostos e de sentimentos, que podem ser bons ou ruins. Tudo isto foi pesquisado e estudado para entender a importância da mediunidade e que não estamos sozinhos, soltos neste Universo.

Mediunidade é uma faculdade existente na criatura humana por meio da qual os espíritos desencarnados conseguem comunicar-se com os encarnados. A mediunidade é conhecida também como talento, carisma para os católicos, dom do Espirito Santo os evangelicos, é umas das faculdades independentes das condições morais do indivíduo pode ser encontrada entre os mais dignos e menos dignos. No entanto os mediuns menos dignos têm a preferencia dos bons Espíritos estes preferem aquele médiuns mas dedicados principalmente nos principios morais. Segundo Kardec a mediunidade depende de uma organização física mais ou menos apropriada para manifestar-se. A mediunidade é apenas uma aptidão para servir de instrumento mais ou menos dúctil aos Espíritos em geral. O bom médium não é aquele que comunica facilmente, mas aquele que é simpático aos bons Espíritos e somente dele tem assistência. Unicamente neste sentido é que a excelência das qualidades morais se torna onipotente sobre a mediunidade.

A palavra médium indica o meio ou ponte de comunicação entre os espíritos desencarnados e os homens. Todas as pessoas são médiuns, em maior ou menor grau. Todos estamos sujeitos a influencias dos espíritos porque transmitimos para o ambiente da matéria os mais variados influxos de nosso Espirito influenciando aos outros com nossos pensamentos, atos e sentimentos como também somos influenciados por eles. Enfim, segundo Kardec, médiuns são aqueles cuja faculdade está claramente caracterizada e se conhece pelos efeitos de intensidade, mudanças de comportamento, fala e outros. O médium tem obrigação de evangelizar-se antes de entregar-se ás grandes tarefas doutrinarias, o primeiro inimigo do médium reside dentro dele mesmo, geralmente é o personalismo, a ignorância ou a rebeldia no voluntario desconhecimento dos seus deveres à luz do Evangelho.

Os fatores que prejudicam o médium segundo Kardec é a inferioridade moral que o conduzem a não vigilância, a leviandade a vaidade e a confusão em seus propósitos, dando permissão a aproximação de espíritos obsessores, ainda segundo Kardec, existem médiuns de efeitos físicos e de efeitos intelectuais, cada um deles com suas finalidades especificas frente a humanidade atual.

1 -Os médiuns de efeitos físicos, são os que têm o poder de provocar efeitos materiais ou manifestações ostensivas cuja finalidade é chamar a atenção dos incrédulos da existência dos Espíritos ou mesmos daqueles que mesmo acreditando não os aceitam já os médiuns de efeito intelectual são mais aptos a receber comunicações inteligentes, com as quais é possível aprender conceitos morais e filosóficos.

Existem ainda os médiuns audientes, psicofônicos ou falantes, videntes, sonambúlicos, escreventes ou psicográficos, Os médiuns sonambúlicos agem sob a influência do seu próprio espirito é a sua alma que, vê, ouve e percebe, fora dos limites dos sentidos. O que ele externa tira-o de si mesmo, em outras palavras, ele vive antecipadamente a vida dos espíritos. Muitos sonâmbulos veem perfeitamente os espíritos e os descrevem com tanta precisão quanto os médiuns videntes.

Os médiuns psicográficos podem ser mecânicos, quando não tem a menor consciência do que escrevem, o Espirito atua diretamente sobre a mão, ele lhe dá uma impulsão de todo independente da vontade do médium, a mão se move sem interrupção. O Espirito exprime diretamente suas ideias, quer movimentando um objeto quer a própria mão. Os Semi - mecânicos sentem uma impulsão à sua mão, independente de sua vontade, porem têm consciência do que escrevem, à medida que as palavras se formam. Nos mecânicos o pensamento vem depois do ato da escrita; Os mediuns intuitivos, precede-a. São os mais numerosos. Os intuitivos têm consciência do que escrevem, agem como o faria um interprete; para transmitir o pensamento, precisam compreendê-lo, apropriar-se dele, para traduzi-lo fielmente. Existem outras variedades de médiuns.

Enfim a pratica da mediunidade no espiritismo não tem como meta principal a produção de fenômenos físicos, para despertar incrédulos, curar enfermidades carnais e espirituais. As atividades curativas, além de demonstrarem ação de Misericórdia Divina, servem para alertar o ser humano de que ele é algo mais do que matéria., e a acorda-lo para o real sentido da vida, provocando-lhe uma consequência de ordem moral. Ou seja, necessidade de uma reforma intima, saindo de uma vida de felicidade ilusória. A mediunidade é um meio pelo qual os Espíritos superiores apresentam novos conceitos e horizontes mais amplos as pessoas, renovando-lhes o animo e as esperanças em relação ao futuro. O contato com o mundo espiritual, através da mediunidade nos mostra que, pela ação da Lei de Causa e Efeito, colhemos tudo aquilo que plantamos, e que uma vida egoísta e orgulhosa só conduz ao sofrimento, ao passo que uma conduta pautada nas orientações do Evangelho encaminha-nos para um estado de equilíbrio e à verdadeira felicidade. A mediunidade é uma conquista aquisitiva e, a medida que o espirito progride fazendo o bem, a sua percepição intuitiva fica ampliada, facilitando o contato mental com os espiritos desencarnados. Embora essa faculdade nos encarnados esteja radicada no organismo, trata-se na verdade, de uma qualidade inerente a alma. Os grandes Santos, cultuados pelos cristãos , em sua maioria foram mediuns de qualidades excepcionais.

A mediunidade deve ser exercida com disciplina, seriedade, e , gratidão a Deus pela concessão misericordiosa, quando praticada com boa vontade temos oportunidade de atrair espiritos bons e iluminados. Ela é ligação sintônica com as inteligencias invisiveis. Dai a importância de pensamentos construtivos e otimistas para atrair a aproximação dos bons espiritos que resultará em bem-estar fisico, espiritual e emocional, recobrando a harmonia e alegria de viver.

Aqui não me prendi a estudos avançados sobre a mediunidade, mas sobre o que descobri que era necessário aprender, entendendo-me como um espirito encarnado em evolução, que precisava me liberar do egoísmo, dos ciúmes, e amar – me. Havia emergência de dedicar mais a minha vida às minhas filhas as quais havia sido me entregue por uma Senhora a qual chamei de N.S. Santana, ela vinha acompanhada de uma jovem ao lado e trazia uma garota a cada gravidez, e me dizia as profissões de cada uma, pedia para esforçar - me para não deixa-las se contaminarem. Era uma das minhas missões. Duas delas deveriam ser professoras, como eu.

De outro lado, devido a mediunidade sofria consequências das influencias espirituais que deixo para Deus, ou Jesus, ou quando estiver do outro lado entender, houve tempos que parecia que tudo dava errado, mas uma das verdadee eram meus pensamentos confusos que me levava a tal situação. Andei por igrejas Evangélicas, Carismáticas, Mulçumanas, em todas elas estudando, tomando cursos. O curso da Bíblia pela Igreja de S. Pedro e a Igreja Evangélica indicaram o caminho. Via sempre em sonhos Jesus me Chamando, pensava que ia morrer. Não é assim que minha penúltima filha ficou doente, estava fazendo também uma pós-graduação sobre família, queria entender o que estava acontecendo comigo e minha família. Havia saído do medico com minha filha, quando estava em certo trecho próximo a entrada do Tororó, vi estampado na minha frente “Centro Espirita André Luís, não tinha conhecimento da existência deste centro , fui impulsionada a caminhar, até hoje andava, e não enxergava a placa, até que dobrei a esquina, mas o Centro parecia tão perto, e eu estava andando tanto, enfim encontrei, entrei vi uma moça sentada e falei com ela o problema de minha filha, esquecendo do meu. Ela mandou que esperasse o Centro abri e depois procurasse por ela. Assim fiz, ela Coordenava o Grupo de Terapia Espiritual, ficamos neste grupo fazendo tratamento, minha filha ficou bem, tinha de retornar ao medico com o resultado dos exames, e o medico perguntou, onde ela havia feito a cirurgia, nada falei. Eu também fui ficando bem. Continuei neste Centro, durante 20 anos, eu e minha filha fizemos o curso de mediunidade. Vi como foi importante este curso, pois aprendi não só a ajudar-me, mas também auxiliar às pessoas de alguma forma que estivesse ao meu alcance. Terminei integrando-me as atividades do Centro de acordo com minhas possibilidades e tomei curso de Passe, fiz curso do ESDE, aprimorando mais a maneira de agir e pensar, aprendendo também a defender-me dos pensamentos e das energias negativas.

Nesta luta, digo sempre, morri três vezes, ressuscitei todas às vezes, pela fé que guardava dentro de mim. Pedia forças e luz para continuar minha caminhada e criar minhas filhas, este proposito fez de mim, uma sobrevivente de um naufrágio.

Todas as minhas caminhadas além das terapias ajudou-me a livrar-me do orgulho, do egoísmo (ciúmes) do ódio, e do desamor comigo próprio. Todas as religiões me ajudaram, ensinou-me a ter ciência da evolução do Espirito, da necessidade que eu tinha de mudar meus pensamentos, revertê-los. A felicidade quem faz somos nós mesmos ele está lá dentro do âmago do nosso ser , não precisamos dos outros para ser feliz.

Com o auxilio dos meus guias que respondia as minhas questões, e mantinha-me de pé, dei uma guinada na depressão. Hoje estou muito feliz, foi uma obra de arte realizada dentro de mim, graças a muita fé, muito estudo, confiança nos meus guias, anjos da guarda como queira chamar, amigos de luzes. Chamo de amigos de luz todos os Orixás, caboclo Tupinambá, Ogum Estrela, Raios do Sol e o Irmão Manuel da Cruz e Irmã Clemencia. Como também a todas as pessoas que foram colocadas no meu caminho para me ajudar.

Ninguém vence na vida sozinho, precisamos uns dos outros, cumprir as leis, e conscientizarmos que somos Espíritos em evolução e assim venceremos.

BIBLIOGRAFIA

HU, Rivas Luis, Doutrina Espirita para Principiantes/ 3 edição, Catanduva, S.P., Instituto Beneficiente Bôa Nova, 2017.

KARDEC,Allan, O Evangelho Segundo o Espiritismo/ tradução de Salvador Gentille, revisão de Elias Barbosa, Araras, S.P, IDE, 365 ed.-2009

KARDEC, Allan, O livro dos Espiritos,/ tradução de Salvador Gentille, revisão de Elias Barbosa,Araras, S.P, IDE, 182 edição, 2009. questões numeros, 406, 702, 728, 766, 803, 804, 825,a 843 e 873.

MOURA, Marta Antunes de Oliveira de, (org.), 1946 – Mediunidade: estudo e prática, 2 edição, 5 impressão, 2017.

STRUTHERS, Jane, Biblia dos Mediuns e Sensitivos: O guia definitivopara desenvolver seus poderes paranormais/ tradução Denise de C. Rocha delela, 1 – edição, S.P., Editora Pensamento, 2013.