Greta Thunberg vem em socorro dos povos amazônicos

Foi noticiado em, 20 de julho de 2020, que a jovem ativista climática Greta Thunberg acaba de ganhar o Prêmio Gulbekian da Humanidade outorgado pela Fundação Calonte Gulbekian de Portugal, no valor de um milhão de euros, para líderes de projetos inovadores contra as mudanças climáticas. Ela foi escolhida entre 136 nomes de 46 países. E já anunciou que doará a quantia para diversas entidades ligadas ao ambientalismo. Cerca de cem mil euros (uns 610.000 reais) serão destinados, via Fundação Fridays for Future e SOS Amazônia para socorrer as vítimas do Covid-19 em terras amazônicas, onde a população está sendo duramente atingida, inclusive comunidades indígenas. Diga-se de passagem, fora o secular descaso com a região, as tribos indígenas que vivem em aldeias moram em tabas ou tendas, onde não há divisão em aposentos, com paredes etc. O que causa bastante vulnerabilidade.
"Todo (sic) o prêmio em dinheiro será doado pela minha fundação a diferentes organizações e projetos que trabalham para ajudar pessoas na linha de frente afetadas pelas crises climática e ecológica, principalmente no Sul Global. E também para ajudar organizações e projetos que lutam por um mundo sustentável e para defender a natureza e o mundo natural." (Greta Thunberg)
Quanta delicadeza, bondade e generosidade nessa menina. Note-se que essa ajuda substancial servirá para a compra de remédios e insumos, e para sustentar serviços médicos na região amazônica. Uma menina sueca menor de idade está nos ajudando gratuitamente e ainda falam mal dela, quando deveriam beijar-lhe a mão.