Conservadorismo versus progressismo e tipos predominantes de verdades

Conservadorismo

Em ordem de predominância:

Verdades subjetivas ( desejos, sensações e opiniões pessoais), pragmáticas (ações lógicas a partir de outras verdades, neste caso, especialmente das subjetivas) e objetivas//essenciais

Demonstração:

" ('todos') os seres humanos precisam procriar para manter a espécie"

"('todos') os seres humanos precisam ser heterossexuais para poderem procriar e manter a espécie"

"Aqueles que não procriam e não são heterossexuais são ou estão doentes; são anti-naturais"

"Deus disse que homossexuais precisam ser condenados pelo que são"

Distorções por verdades subjetivas

"Portanto, é preciso coibir seus comportamentos ou até condená-los quando os pratica".

Verdade pragmática

"Conservadores", caracteristicamente, desprezam verdades essenciais e existenciais.

Progressismo

Em ordem de predominância:

Verdades existenciais (autobiográficas e "absolutas"), subjetivas//essenciais (o cerne das verdades) e objetivas (fatos ou realidades que reconhecemos por eles mesmos)

Demonstração:

" (todos) Os seres humanos precisam procriar para manter a espécie"

Distorção por verdade subjetiva

...

"Na verdade, nem todos os seres humanos precisam procriar para manter a espécie"

"A sexualidade humana é naturalmente diversa. Também existem bissexuais"

Verdade(s) essencial// objetiva

"Somos todos iguais porque, em essência, somos humanos, vidas e, se a pessoa não faz mal a ninguém, se só quer ser feliz do jeito que ela é..."

Verdade existencial

"Existem muitas espécies sexualmente diversas e, em várias delas, a regra é muito diferente da humana."

Verdade objetiva ou universal

Claramente, nesta comparação, percebe-se uma maior nitidez e sofisticação do progressismo em relação ao conservadorismo.

Mas vale dizer que o conservadorismo não é mais impreciso ou irracional que o progressismo em todos os tópicos, ainda que seja, em média. Eis um exemplo em que a superioridade filosófica do progressismo não é plenamente percebida.

Raças humanas

Progressismo

"Não existem raças humanas"

"Não existem diferenças intrínsecas (em média), de comportamento (e inteligência) entre as raças humanas, apenas culturais ou superficiais"

Distorções por verdades subjetivas

"Algumas raças estão em maior desvantagem socioeconômica, única e exclusivamente por causa do privilégio branco. Por isso é preciso criar sistemas de cotas amplos que guardem vagas de emprego em cargos públicos ou no ensino superior para os indivíduos dessas raças ou populações"

Verdade pragmática

Conservadorismo (típico... hoje em dia denominado de extrema direita)

"Existem raças humanas"

"Existem diferenças intrínsecas (em média) em comportamento (e inteligência) entre as raças humanas"

Verdades objetivas

"Devemos reconhecer e aceitar essas diferenças, a priori..."

Verdade pragmática

Exemplo de distorção de uma percepção por verdade objetiva resultando em uma opinião subjetiva

"Raças humanas existem"

...

"Brancos são absolutamente superiores às outras raças"

Uma observação sobre as verdades pragmáticas

Eu posso ter uma ideia errada, mas, se a coloco em prática, então se transformará em uma verdade pragmática.