COMO ESCREVER UM TEXTO?

Podemos entender que texto é qualquer expressão linguística que tenha sentido completo. Tanto uma frase, quanto um parágrafo ou um artigo podem ser definidos como texto. Iniciemos pela construção do parágrafo. Um artigo ou um livro é simplesmente a sucessão organizada de frases, orações e períodos, ou seja, parágrafos. Então parece relevante iniciarmos pela construção dele.

Geralmente o parágrafo é construído de três partes específicas: TÓPICO FRASAL ( que eu chamo de opinião do autor ou tese), DESENVOLVIMENTO (que eu chamo de comprovação da opinião ou seja, o porquê de tal opinião) e CONCLUSÃO (que eu chamo de finalização do raciocínio ou solução da problemática).

Digamos que você quer escrever sobre algum tema...o futebol na atualidade, por exemplo. A primeira coisa é você escolher uma opinião sobre algum aspecto específico relacionado a esse esporte na atualidade, é a delimitação do tema, o momento em que você vai escolher algo específico dentro de um conjunto imenso de coisas que poderão ser ditas especificamente. Derrepente, você percebe que não gosta da forma como estão ocorrendo os jogos de futebol na tv. Então você pode pensar: "Sem torcidas nos estádios, o futebol perdeu muito da sua beleza natural". Pronto, está aí a sua opinião. Você já tem o TÓPICO FRASAL, a tese do parágrafo.

"Sem torcidas nos estádios, o futebol perdeu muito da sua beleza natural".

Agora é a hora de acrescentar os motivos que te levou a acreditar que sem torcida o futebol perdeu a sua beleza. Você pensa e diz: "a torcida é o coração do estádio, o grito que motiva os atletas. Sem ela os jogos parecem treinos sem valor algum para os jogadores e para quem assisti na tv". Pronto. Eis a comprovação de sua opinião. Com isso, já temos o tópico frasal e o desenvolvimento.

"Sem torcidas nos estádios, o futebol perdeu muito da sua beleza natural. A torcida é o coração do estádio, o grito que motiva os atletas. Sem ela os jogos parecem treinos sem valor algum para os jogadores e para quem assiste pela tv".

Resta agora a conclusão.

Lembra que eu falei que conclusão é finalização do raciocínio ou solução da problemática? Pois bem. Qual seria a finalização desse raciocínio? Digamos que você pense: "os jogos deveriam ser suspensos e só voltar quando todos puderem ir livremente sem preocupação alguma para os estádios".

Pronto. Basta acrescentarmos uma conjunção conclusiva (pode ser "portanto") para ficar mais coerente. Ficaria: "Portanto, os jogos deveriam ser suspensos e só voltar quando todos puderem ir livremente sem preocupação alguma para os estádios".

Podemos escolher um título. Poderia ser "OS JOGOS DE FUTEBOL EM TEMPOS DE PANDEMIA" já que tem total relação com o que foi escrito.

Vamos ver como ficou o parágrafo finalizado?

OS JOGOS DE FUTEBOL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Sem torcidas nos estádios, o futebol perdeu muito da sua beleza natural. A torcida é o coração do estádio, o grito que motiva os atletas. Sem ela os jogos parecem treinos sem valor algum para os jogadores e para quem assiste pela tv. Portando, os jogos deveriam ser suspensos e só voltar quando todos puderem ir livremente sem preocupação alguma para os estádios.

Essa é a estrutura de um parágrafo dissertativo. É o tipo de parágrafo que você dá sua opinião e busca comprová-la por meio de argumentos. Essa estrutura vale para qualquer assunto. Que tal escrever um sobre a política atual? Sobre a literatura brasileira contemporânea? Sobre a democracia? Sobre um livro que você leu?

Leon Cardoso
Enviado por Leon Cardoso em 17/07/2020
Código do texto: T7008784
Classificação de conteúdo: seguro