Banco Mundial: Marrocos enfrenta a "mais profunda recessão econômica" desde 1995

O Banco Mundial diz no seu relatório que, nas últimas duas décadas, o Marrocos realizou um progresso social e econômico significativo, graças ao investimento maciço público e às reformas estruturais, mas hoje sua economia "enfrenta a mais profunda recessão econômica, desde 1995".

No seu relatório semestral, "segundo o Observatório Econômico de Marrocos" desta semana, o Banco Mundial disse que se espera que a economia marroquina seja duplamente afetada por choques econômicos internos e externos.

E segundo as estimativas do International Finance Corporation, ele prevê que o PIB encolherá em termos reais de 4% durante o ano em curso, seja um forte contraste em comparação por 3,6% esperados antes do início da pandemia.

De acordo com o relatório, "o mercado de trabalho no Marrocos enfrenta um choque de proporções históricas, através da influência dos procedimentos, sobretudo aqueles que envolvem o trabalho no setor informal, cujas empresas enfrentam distúrbios nas cadeias de valor, devido ao fechamento temporário e à desaceleração da demanda global".

Os efeitos negativos desta crise levaram a perdas generalizadas de emprego e da renda, sobretudo para o setor informal, onde 66% dos trabalhadores perderam seus empregos, enquanto a assistência do governo, fornecida no âmbito do fundo de gestão da pandemia de Corona, atenuando parcialmente as perdas de emprego de 19% das famílias. .

Apesar da queda nas importações marroquinas, o déficit em conta corrente na balança de pagamentos deve aumentar para 8,4% em 2020, refletindo um forte declínio nas receitas de exportação, bem como de turismo e das remessas da comunidade marroquina residente no exterior.

No plano financeiro, as receitas, com exceção dos arrecadados pelo fundo de pandemia de Corona, serão menores do que o anteriormente esperado para 2020 e 2021, enquanto as despesas deverão aumentar em 2020, resultado de gastos adicionais com a saúde, a proteção social e outras políticas, consequências da pandemia.

Como resultado dessa situação, espera-se, de acordo com o relatório, que o déficit fiscal total aumente para 7,5% do PIB em 2020, um aumento de quase 4 pontos percentuais em relação ao esperado antes do problema da pandemia, esperando que a dívida pública e externa aumente do mesmo modo, mas de forma sustentável.

O Banco Mundial considerou que "a resposta do governo às repercussões da crise de Corona até agora tem sido rápida e decisiva", anotando que as medidas preventivas adotadas pelas autoridades contribuíram para evitar o surto generalizado da epidemia e salvar muitas vidas.

Tal crise leva também à preparação de uma emenda da lei financeira, a primeira do típo desde 30 anos, uma vez que que o Banco Mundial enfatiza a esse respeito para que "a adoção e a continuidade de políticas eficazes permaneçam critérios essenciais para atenuar as repercussões da crise econômica, social e da saúde, acelerando no sentido da recuperação por meio de um roteiro claro para levantar medidas de contenção, e de um plano de econômica urgene"

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário- Rabat- Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 17/07/2020
Código do texto: T7008753
Classificação de conteúdo: seguro