Marrocos: debate a distância sobre o papel da mídia em relação á educação sexual

O Escritório da UNESCO junto aos países do Magrebe, em parceria com o representante do Fundo das Nações Unidas para a População no Marrocos, organizou um seminário que visa a promover programas educacionais para a educação sexual.

Este escritório da UNESCO, que organiza o simpósio intitulado "O papel da mídia no quadro da conscientização sobre a importância dos programas pedagógicos, relacionados com a educação sexual", visa conscientizar sobre as questões de saúde sexual, o combate do estigma dos jovens, e para com os recursos disponíveis para a educação sexual.

Os participantes desta iniciativa, um primeiro passo no sentido de fortalecer o compromisso junto com os jornalistas para promover uma educação sexual abrangente, com base nos três eixos principais, 1- as dificuldades que os jornalistas encontram ao abordar questões relacionadas com à educação sexual abrangente, 2- o pensamento sobre o papel dos jornalistas a desempenhar na promoção desse tipo de educação, 3- a identificação das necessidades da formação para os jornalistas envolvidos neste sentido.

Tal simpósio é considerado como uma das convicções da UNESCO e UNFPA, cujo papel da mídia levantar a confusão e dissipar mal-entendido sobre os componentes dos programas abrangentes de educação sexual. Considerados, por alguns como algo que pode por dentro afetar a prática das relações sexuais, ou ainda o número de casos sexuais entre os jovens. No momento em que esses programas estudam formulas como atrasar, reduzir e racionalizar essas relações de forma radical, considerando a proteção necessária para os jovens e adolescentes.

Os organizadores do simpósio veem um mal-entendido dos objetivos desses programas, que conhecem infelizmente uma presença fraca no quadro do sistema educacional e na mídia, além dos professores evitar e pais aprofundar as questões que parecem ser sensíveis, deixando aos jovens à liberdade e a disposição para si mesmo, engajando-se na Internet, na mídia e nas redes sociais, bem como nas informações e fotos relacionadas com a atividade sexual, geralmente consideradas equivocadas e inadequadas, reforçando os padrões de gênero prejudiciais, no sentido da exposição a conteúdos pornográficos.

Finalmente, os organizadores informam esse fato, com base nos dados estatísticos disponíveis sobre o Marrocos, considerando que os jovens marroquinos começam a se engajar na primeira atividade sexual, completamente, na tenra idade, apesar de uma porcentagem significativa utiliza os meios contraceptivos, uma vez muitas meninas, com idades entre 15 e 24 anos, expostas a uma gravidez indesejada, recorrem a aborto, sem falar da transmissão de doenças sexuais que afetam muito a saúde sexual e reprodutiva desse grupo.

Além da ameaça que representam as novas tecnologias e a mídia sobre as jovens em termos da educação sexual, essas tecnologias desempenham também um papel positivo e eficaz, possibilitando as informações positivas e precisas sobre atividade sexual e as relações sexuais, o que este simpósio pretende aprimorar e discuta mais com seus diferentes atores e parceiros.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário- Rabat - Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 15/07/2020
Código do texto: T7006563
Classificação de conteúdo: seguro