O déficit habitacional no Brasil

Em 1948, o direito à moradia se tornou direito humano universal, com a declaração dos direitos humanos, incluindo o acesso à energia, saneamento básico e segurança. No entanto, no Brasil a falta de moradia é um impasse social alarmante na atualidade.

O déficit habitacional ou também chamado de desprovimento residencial, é uma consequência da desigualdade social, em 2017 o Brasil foi considerado o décimo país mais desigual do mundo segundo o Índice de Gini, por consequência, a opção de pessoas de baixa renda é habitar em lugares desvalorizados e de risco.

Além disso a segregação residencial e a especulação imobiliária são dois grandes fatores responsáveis pelo problema. De acordo com o PNAD -(Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) de 2009, o percentual da população que não possuía moradia era de 9% no Brasil. O filme Dandara, de 2014 retrata a maior ocupação do Brasil de luta por habitação mostrando que as ocupações são necessárias devido a precariedade e a falta de debate e de políticas públicas.

Por conseguinte, é dever do ministério da cidadania juntamente com o Ministério Público buscar visibilidade no assunto, e soluções. Com projetos de moradia e auxílio, assim como isenção e redução de impostos para pessoas de baixa renda. Por meio de política de desenvolvimento, com o objetivo de proporcionar e garantir moradia e qualidade de vida com dignidade para todos os brasileiros.

Letícia de Souza
Enviado por Letícia de Souza em 14/07/2020
Reeditado em 16/07/2020
Código do texto: T7005239
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.