A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM
O cenário onde a aprendizagem se desenvolve pode ser de diferentes formatos, porém uma coisa é certa: “O ambiente favorável para a aprendizagem parte do princípio que o espaço e o tempo estão em movimento. Os participantes desta aprendizagem necessitam desenvolver capacidades, competências, habilidades e valores! ” (A.C. CEP Parras, 1997)
Mas o que significa ambientes de aprendizagem?
São locais que foram criados, mediante uma série de fatores, para que ocorra a aprendizagem significativa. Fatores como: condições espaciais, tecnologia propícia, conteúdos valorativos, circunstancias sociais, experiências investigativas e componentes contextualizados.
As condições espaciais são os recursos físicos de um ambiente escolar, uma biblioteca, uma sala de apoio, um ambiente presencial, virtual, multimodal, e-learning, b-learning, m-learning.
Em ambientes presenciais certamente conhecemos há séculos como a escola foi constituída, salas contendo vinte a cinquenta carteiras com um professor a explicar um conteúdo, onde os estudantes ficam passivos esperando que o ensino fosse despejado em seu cérebro. Mas foi assim que resolveram o problema da aprendizagem, este tipo de ambiente que foi incorporado na cultura humana desde os primeiros humanos, Comenius com a Didática Magna que ensinava ao professor como ensinar, com a diversidade de locais em que foi implantado este modelo (parecendo fábricas de aprendizes) na Idade Média e até os dias atuais.
Existem outros como citado anteriormente que pode ser ativado com sucesso, os conteúdos virtuais, plataformas já existentes que dão à aprendizagem uma nova configuração. A modalidade virtual ganhou espaço hoje pelo isolamento social obrigatório e nem todos os professores estavam preparados para esta mudança, porém foi necessária e particularmente inovadora para alguns que não tinham nenhum contato com este tipo de ensino.
O ensino multimodal é aquele em que existe diferentes modos de articulação da aprendizagem, hora feita com explicações presenciais, hora feita através do computador, do tablet, do celular, mas criando um espaço em que os sentidos estejam atuantes para a aprendizagem. Visão, audição e tato são os mais utilizados ao perceber algo em torno que em vídeos podem ser explorados com mais precisão ao introduzir um conteúdo, óculos de realidade virtual para experimentos diversos que trazem para a realidade virtual como uma ferramenta para a aprendizagem significativa, investigação de um experimento para verificação de uma explicação teórica, simulações de ambientes onde os estudantes possam observar como a explicação pode ser transformada em sua funcionalidade. Existem muitos modos de exercer a criatividade.
E-Learning é um uma forma de educação a distância que emprega recursos computacionais e audiovisuais para promover o aprendizado a uma pessoa, um grupo ou uma comunidade. Existem outras expressões utilizadas para o ensino tecnológico ou aprendizado eletrônico. Neste se utilizam plataformas e programas como websites, e-mails, fóruns, aplicativos de mensagens instantâneas e videoconferências, Google Meet, Zoom, várias ferramentas que forma criadas para a comunicação on-line que permitem uma aprendizagem dialógica e fundamental.
O b-learning é uma derivação do e-learning, combina ações de modalidade presencial e virtual ao mesmo tempo, existe neste formato um conteúdo fixo em uma plataforma de ensino, onde o estudante terá aulas virtuais e conforme o rendimento irá superando etapas, é uma combinação de conteúdos e tarefas on e off-line para obter o melhor resultado entre os estudantes que estão em ambientes físicos diversos, mas conectados na plataforma de estudos.
M-learning ou Mobile Learning não tem uma definição definitiva ou fechada, pois a mesma está dependente da evolução tecnológica e das aplicações educacionais que ainda estão vigentes no processo tecnológico atual. O m-learning atua como um suporte educacional para a aprendizagem significativa onde em uma sala presencial os estudantes pesquisam, gameficam, compartilham, utilizam da internet para o desenvolvimento de conteúdo, onde há o direcionamento do professor para interagir e construir conhecimento.
Desta forma, os professores podem escolhem criativamente e com responsabilidade os objetivos que vão ao encontro do conteúdo proposto, usar os recursos disponíveis e criar ambientes virtuais com um sistema de avaliação próprio se torna crucial ao novo modo de ensino. A comunicação que se realiza e se estabelece neste ambiente virtual é outro ponto positivo, claro sem perder de vista o aspecto da aprendizagem significativa num processo único, onde cada qual tenha seu tempo de aprender, e é muito importante dar significação e sentido para a educação numa proposta de transformar o ser humano sem perder a humanidade.
Como vimos acima, existem vários tipos de ambientes educacionais que apresentam muitas possibilidades de inovação para o mesmo fim: proporcionar uma aprendizagem significativa aos estudantes ‘nativos digitais’, da geração Y e Z, enfim de todos os que querem aprender de modo diferenciado e interativo, pois existem cursos para todos os públicos, para todas as idades e para todos os gostos. A aprendizagem nunca esteve tão perto de nós, na palma da mão temos o mundo inteiro e basta clicar que podemos aprender algo novo.
Rosane Fetter
Enviado por Rosane Fetter em 09/07/2020
Reeditado em 24/03/2021
Código do texto: T7000977
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.