Rol da conferência Internacional sobre o desarmaneto

O representante do Escritório das Nações Unidas em Genebra, Omar Zniber confirmou, terça-feira, o firme compromisso dos países, bem como o Reino de Marrocos, a contribuir na declaração da Conferência da ONU sobre o Desarmamento, envolvendo os países em estado do impasse por anos.

"Não se pode suportar e assistir essa entidade afastar-se da essência pela qual ela está sendo fundada, assistindo ao seu fracasso contínuo",

O representante, Zniber esclareceu neste sentido, durante a sessão de abertura da Conferência sobre o Desarmamento em Genebra.

"Se estas circunstâncias de conflitos e atritos que assistimos, complicam ainda mais a situação, não deve tomar como razão para não avançar nas discussões e superar as divisões políticas que afetam o clima de segurança internacional", sublinhou o diplomata marroquino.

"A Covid Epidemic 19 tem contribuido para multiplicar e aprofundar as crises humanitárias, exacerbando o clima de instabilidade, imposto pelos conflitos e ameaças à paz e a segurança internacionais"

O responsável Zniber instou sobre o fortalecimento de nossa unidade e progresso, no sentido de retomar a verdadeira a missão, original, negociando tratados multilaterais vinculativos, ao perigo de ameaça real. ”

Lembrando nesse respeito, os diferentes comunicados das delegação estrangeiras e marroquinas no ano passado e início de 2020, apoiando as idéias e propostas concretas sobre a metodologia a adotar, mantendo à necessidade de negociações sobre as questões básicas do desarmamento nuclear e da sua proibição.

Além da Produção e armazenamento de materiais físseis, bem como a proteção do espaço sideral e a corrida armamentista, levando ao desarmanento à luz das novas tecnologias, disponíveis e restritas a atividades de natureza pacífica. ”

Finalmente o delegado marroquino confluiu dizendo, "o desarmamento é uma das razões da existência das Nações Unidas. Não se pode desarmar, eficazmente e proporcional a paz e a segurança no resto do mundo, e alcançar seus objetivos, sem o fortalecimento no nível multilateral. Por isso motivo, insta todos os membros da Conferência a demonstrar a flexibilidade nas discussões com boa fé, levando a reviver ações concretas e comuns para negociações frutifiras e objetivas, em prol da Conferência sobre o Desarmamento.

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador universitário-Rabat- Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 01/07/2020
Código do texto: T6992888
Classificação de conteúdo: seguro