A música como meio de educação
O Brasil, desde de 2008 tem a lei de nº 11.769, que estabelece obrigatoriedade do ensino de música nas escolas, não sendo exigida a criação de uma disciplina própria, mas que a prática musical deva ao menos estar atrelada a outros conteúdos.
O incentivo a educação musical para crianças, seja no meio familiar ou escolar, interfere de forma positiva no seu desenvolvimento, neurológico ou mesmo sensorial, por exemplo, que encontram-se em estruturação. A música atua positivamente em diversas áreas do cérebro humano, melhorando a concentração e o raciocínio lógico além de despertar o exercício criativo. Segundo a presidente da Associação Brasileira de Educação Musical, Dra. Magali Oliveira, "trata-se de um momento importante para se pensar em projetos educacionais condizentes com o nosso tempo", justamento onde a música atua, por conter métodos versáteis que permitem ao aluno desenvolver suas capacidades interpretativas e linguísticas através das diversas variações que o ensino musical estabelece.
Dentro dessa perspectiva, cabe ao meio social como um todo, solicitar de seus respectivos governantes ações que permitam a aplicação desta didática, tendo em vista que são inegáveis os benefícios que a música traz para a educação, é mais um objeto utilizado para potencializar a aprendizagem através de formas relevantes de raciocínio.