Valores de uma sociedade filosófica/ideal e de uma sociedade capitalista

Comparando francamente...

Elites

Filosofia

As elites existem para conduzir, organizar e harmonizar; devem ser constituídas, principalmente, por sábios verdadeiros. Uma sociedade filosófica é, por excelência, uma intelectocracia.

Capitalismo*

Elites que exploram e oprimem, compostas em sua maioria por tipos egoístas que enfatizam pela maximização de seus lucros/conforto existencial acima de qualquer outra questão, em outras palavras, por inaptos à governança responsável/racional. Por isso que as sociedades capitalistas são essencialmente idiocráticas.

* também tende a se referir ao "conservadorismo"

Status social/existencial

Filosofia

As maiores riquezas que um indivíduo possui são: sua vida, suas qualidades, especialmente caráter//racionalidade e inteligência, e suas ações refletidas nelas.

Capitalismo

Indivíduos são julgados, moral e intelectualmente, pelo tamanho de seus patrimônios materiais e não por si mesmos.

Vida

Filosofia

Por sermos essencialmente iguais, todas as vidas, humanas e não-humanas, importam. É dever do verdadeiro filósofo estender sua fraternidade existencial o máximo que consegue, sempre usando o bom senso (o veganismo, por exemplo, seria o limite máximo de extensão da fraternidade existencial).

Capitalismo

"Vencedores" ou "mestres" do capitalismo, determinam que as vidas dos outros, que estão abaixo das suas na hierarquia desta pirâmide, valem menos que seus lucros/dinheiro, sobrenomes "importantes" e propriedades particulares. Os "outros" existem apenas para servi-los e/ou ajudá-los em suas acumulações de capital, porque não são percebidos como essencialmente iguais (alienação natural).

Felicidade

Filosofia

Prazer é sinônimo de felicidade, que é o oposto da dor insuportável, prenúncio da morte. Por ser nosso objetivo principal na vida, seria prioridade máxima em uma sociedade filosófica/ideal. Fraternidade, reciprocidade e cooperação valeriam tanto ou mais que cédulas e moedas.

Capitalismo

Se "tudo tem um preço"; se "não existe almoço grátis", então, o dinheiro é o "pedágio" que todos devem pagar para a aquisição de bens materiais e até imateriais que resultam na felicidade. Quanto aqueles que não têm o básico para serem felizes, segundo as regras do capitalismo, devem ser punidos/deixados na pobreza.

Verdade

Filosofia

Está sempre em busca por verdades, nunca filtrando-as por conveniência subjetiva. Principia pelas mais importantes que são as verdades existenciais. Sua principal finalidade é a compreensão mais objetiva da realidade e seu melhor uso (ciência, filosofia, artes).

Capitalismo

Tem natural aderência pelo conservadorismo por este ser um sistema de alienação existencial//intelectual. Se, para explorar (e conquistar), antes, é preciso enganar/alienar e dividir. A verdade, e nada mais que a verdade, não é o que busca, mas a manutenção de uma sociedade materialista.

Prioridade máxima

Filosofia

Maximização da evolução e do bem estar de toda humanidade, com extensão à natureza ( moralidade ou imprescindibilidade//uso de todos os conhecimentos que temos disponíveis, sem mais nos iludirmos por sistemas de meias verdades e mentiras, tal como a mitologia). Metaforicamente equivalente à uma árvore que cresce forte e frondosa.

Capitalismo

Exploração de uma maioria por uma minoria para que maximize seu bem estar/felicidade (variante do materialismo**, ideologia-matriz do parasitismo social). Metaforicamente equivalente à uma árvore tomada por ervas daninhas que sugam sua força e impedem que cresça forte, simétrica e saudável.

** ênfase pela acumulação/valorização de bens materiais sobre os bens imateriais, especialmente a vida