O texto (redação) dissertativo-argumentativo

Nos dias de hoje ainda há debates entre os especialistas da linguística textual acerca da colocação do texto "dissertativo-argumentativo" dentro de uma categoria: tipologia textual ou gênero textual? Na verdade, em se tratando da redação do Enem, o próprio nome já nos diz que é um gênero com a sua tipologia. Ou seja, o modelo da redação do Enem não tem mudado, é sempre pedida uma redação cuja estrutura gira em 4-5 parágrafos, em 30 linhas, com introdução, desenvolvimento e conclusão, o que torna um texto identificável socialmente; como uma estrutura definida, logo, um gênero. Esse modelo de escrita também possui uma linguagem pré-estabelecida: uma linguagem que conduza o leitor até onde você quer chegar, linguagem persuasiva.

Assim, o escritor deve apresentar dentro do texto uma linguagem cuja função é explicar/expor conceitos, fenômenos, apresentação de dados (portanto, uma dissertação ), e destes apresentar seu ponto de vista sobre um determinado tema, comprovar e justificar (logo, argumentação).

Para melhor explicitação: a dissertação é uma tipologia textual cuja função é expor dados, informações, conceitos, é expositivo e impessoal - claro que esse impessoal deve ser lido entre aspas...

Já a argumentação tem a função de persuadir o leitor. O escritor defende um ponto de vista e o justifica por meio de dados, fontes, autoridades. Para isto, o escritor deverá se basear em conhecimentos prévios e conduzir seu texto por meio da intertextualidade.

Tendo essas duas definições em vista, podemos afirmar que: essas duas tipologias se juntam em um único gênero textual: a redação modelo Enem.

Neste sentido, a redação do Enem é um gênero textual, posto que já se encontra estável todos os anos como modelo. Sua linguagem também já se estabeleceu. Ou seja, você deve apresentar dados e seus argumentos sobre o assunto, e ao final do texto você dá seu xeque mate, induzindo o leito a dizer: "Eita ferro, esse é o pulo do gato. Você tem toda razão!".

Tendo em vista isto, vamos a estrutura da redação dissertativa-argumentativa (a banca do Enem chama "texto dissertativo-argumentativo", tanto faz o uso).

Estrutura:

Todo texto tem uma lógica de começo, meio e fim. Até uma conversa entre amigos tem um começo (introdução ao assunto), o meio (o conflito das ideias, a dialética do assunto que está sendo conversado) e o fim da conversa ( consenso entre as pessoas ou um desfecho de tensão). Essa ideia de começo, meio e fim é o que chamamos de introdução, desenvolvimento e conclusão de ideia. Vejamos:

Introdução (o primeiro parágrafo)

É o ponto central da redação. É onde você, candidato, irá apresentar o assunto que será desenvolvido no seu texto. Como começá-la? Bom, pode iniciar definindo o conceito central do tema da redação, começar com uma pergunta (mas tem que respondê-la no seu texto) ou uma contextualização histórica sobre o assunto. Lembre-se, porém, tem que ser breve, pois ainda necessita apresentar seu ponto de vista sobre o assunto (tese), o qual será argumentado na redação.

Ex: A Venezuela foi um país de grande recepção de imigrantes quando entrou como um grande exportar no mercado petroleiro. Este foi um momento pelo qual os holofotes se voltaram a essa nação. Houve, inclusive, uma certa disputa comercial entre a Venezuela e a Arábia Saudita. No entanto, hoje a Venezuela passou de um país de imigrantes para emigrantes, devido a uma grave crise econômica, social e política que se vive nesta nação.

Vejam: Há a introdução do assunto do tipo histórico sobre o tema. Qual tema? Migração venezuelana. Por que sei disso? Porque o assunto do petróleo gira em torno da migração: "Foi um país de grande recepção de imigrantes". Veja que esse "quando" é apenas uma localização temporal sobre o tema da migração venezuelana.

A partir do "No entanto" - operador de oposição de ideias-, apresento a tese. Ou seja, argumentarei sobre a migração procedente da Venezuela com a visão de que essa é resultante de problemas estruturais naquele país.

Assim, estou deixando claro ao leitor qual o tema do texto, bem como qual é a tese em torno do tema. O que deve ser feito por você também.

Desenvolvimento:

É parte da redação que, geralmente, ocupa dois ou três parágrafos. Seria a parte que você apresentaria dados sobre a Venezuela, fatos, etc., e argumentaria seu ponto de vista. Problematiza o tema dando exemplos, comparações, etc.

Importante: tente desenvolver em cada parágrafo um tema-núcleo. Em um falaria sobre a política do país, no outro sobre violações de direitos, dados sobre a migração de lá, por exemplo. É importante, também, manter impessoalidade. Escreva: sabe-se, observa-se, vê-se...

Conclusão (o xeque mate):

Nada mais é do que a finalização do tema, retomada do tema principal e síntese das ideias. Note-se, porém, que na redação Enem necessita de uma intervenção para solução do problema. Neste caso, você retoma o seu desenvolvimento de forma sucinta, escrevendo em torno de 2 linhas apenas. É interessante deixar umas 5 linhas para a conclusão.

É importante resumir o tema por meio do operador argumentativo "portanto" ou suas variantes: em suma, por conseguinte, em vista disso, por isso, etc.

NUNCA inicie o parágrafo da conclusão assim: "com os argumentos apresentados, em conclusão".

Na intervenção você deve responder as seguintes perguntas: O que fazer para solução do problema? quem vai fazer? como fazer? qual a finalidade? quem será o beneficiado?

Depois de respondidas tais perguntas, se sobrarem linhas, pode fazer uma pergunta retórica. No entanto, deve ser uma pergunta que se auto-responda.

Não se esqueça de usar operadores argumentativos para dar coesão e coerência entre os parágrafos e ideias.

Relações de sentido:

Oposição: mas, porém, contudo, no entanto, todavia, entretanto, embora, mesmo que, ainda que, ao contrario, apesar de...

Finalidade: a fim de que, para que, com o objetivo de, com a finalidade de, com o intuito de...

Condição: se, caso, desde que, a menos que...

Proporção: À medida que, À proporção que, ao passo que, tanto mais....

Tempo: quando, antes que, depois que, assim que, sempre que...

Conclusão: portanto, em suma, em suma...

Causa e consequência: porque, visto que, em virtude de, uma vez que, já que, devido a...

Adição: e, mas também, ainda, nem, mais, alem disso...

Pronomes que servem de anáfora (retomada de termos na oração anterior): este, esse aquele, ela, ele...

Referência de apoio:

MARINHO, Fernando. "Texto dissertativo-argumentativo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/texto-dissertativo-argumentativo.htm. Acesso em 20 de junho de 2020

PEREZ, L. C. A. Dicas de redação: A estrutura do parágrafo. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/dicas-redacao-estrutura-paragrafo.htm.

MATEUS BARROS
Enviado por MATEUS BARROS em 20/06/2020
Código do texto: T6982843
Classificação de conteúdo: seguro