ROUPAGEM MORAL A LEIS NATURAIS

Em uma tentativa de significar os fenômenos da vida em geral, o ser humano veste leis naturais com uma roupagem moral.

É muito frequente o ser humano vestir a lei da física da ação e reação com uma roupagem moral, dizendo: “faça o bem e terá o bem como retorno; faça o mal e terá o mal como retorno”

Ora, má interpretação da lei, logicamente, se fossemos vestir esta lei com conteúdo moral; sendo que a lei diz que uma força exercida tem como resultante uma força igual e contrária, teríamos: “faça o bem e terá o mal como resultante; faça o mal e terá o bem como resultante”

Ambas interpretações são absurdas. Vestir qualquer lei natural com conteúdo moral é ignorância. Uma tentativa desesperada de compreender a fenomenologia social.

Isto posto, não quero dizer que não se deva praticar o bem. Apenas que, o faça, se puder. E não aguarde recompensa por tê-lo feito.

“A recompensa por ter feito algo bom é tê-lo feito”

Emerson

Se você tem condições de fazer o bem, sua recompensa é a sua capacidade em fazê-lo.

R Reinert
Enviado por R Reinert em 17/06/2020
Código do texto: T6980226
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.