Gêneros textuais

Gêneros textuais são fenômenos históricos, uma construção desenvolvida em sociedade e por ela entendidos intersubjetivamente. No entanto, os gêneros textuais não são impermeáveis. Estes são bastante versáteis. Como afirma Marcushi (2000?, p. 1)

“Caracterizam-se como eventos textuais altamente maleáveis, dinâmicos e plásticos. Surgem emparelhados a necessidades e atividades socioculturais, bem como na relação com inovações tecnológicas, o que é facilmente perceptível ao se considerar a quantidade de gêneros textuais hoje existentes em relação a sociedades anteriores à comunicação escrita.”

Gênero textual, assim, é o uso do texto no cotidiano social. Texto é todo ato que envolva sentença ou expressão que constitua uma comunicação, ou seja, tudo que constituir uma informação que se entenda, é um texto. Por exemplo: as informações do semáforo, o like que você dá no canal de youtube, o “tudo bem" que você responde às pessoas, os sinais de trânsito, o “ai, ai”, etc., todos são atos textuais que informam e só são entendíveis porque você se situa socialmente e tem contato com esses textos.

O gênero textual é o arcabouço da linguagem, da informação. É o recipiente, é a linguagem dentro de um suporte. Por exemplo: o chat do whtasapp é o suporte da linguagem, onde há a comunicação. A placa de trânsito com seu formato e desenhos, cores, tem uma linguagem que informa o motorista sobre alguma coisa. Neste sentido, gêneros textuais são modelos da organização do texto.

Todo gênero textual vai obedecer à determinada função comunicativa. Quando predomina um MODO num dado texto concreto dizemos que é um texto argumentativo, narrativo, expositivo, descritivo ou injuntivo. Esse modo o qual se apresenta dentro dos gêneros textuais constitui a tipologia textual, esta obedecendo a um determinado emprego da linguagem, da gramática, da pragmática, da semântica, do léxico, relações lógicas, etc.

Apresento o modelo do texto (gênero textual) e suas funções comunicativas (tipologias)

Tipologias textuais Gêneros

Narração: Lenda, mito, biografia, romance, novela, piada, crônica, notícia, etc.

Argumentação: Resenha crítica, ensaio, texto de opinião, redação, artigo de opinião, etc.

Descrição: Texto publicitário, seu perfil do zazap, Laudo, guia de viagem, relatório, etc

Exposição: Artigo cientifico, seminário, palestra, verbete, dicionário, resumo, etc.

Injunção: Manual , receitas, manual de jogo, etc.

Em que o tipo textual se apresenta na orientação vertical e o gênero na horizontal.

Referência

MARCUSHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/133018/mod_resource/content/3/Art_Marcuschi_G%C3%AAneros_textuais_defini%C3%A7%C3%B5es_funcionalidade.pdf>.

OLIVEIRA, Maria do Socorro. Gêneros textuais e letramento. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, vol. 10, núm. 2, abril-junio, 2010, pp. 325-345.Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte, Brasil.

MATEUS BARROS
Enviado por MATEUS BARROS em 13/06/2020
Reeditado em 13/06/2020
Código do texto: T6976197
Classificação de conteúdo: seguro