Lembrai-vos de Fernando Henrique Cardoso

Quando da campanha eleitoral para a sucessão de Itamar Franco, que completou o mandato de Collor de Mello, eu já sabia que Fernando Henrique Cardoso não era flor que se cheire. Sua arrogância e antipatia eram patentes na campanha eleitoral e ele dispunha do maior tempo na tv. Eu percebi a mendacidade das suas palavras, embora ainda pouco conhecesse da pessoa. Afinal ele não colocava o dedo nas verdadeiras feridas.
Intelectual de esquerda, conhecido como tal de longa data, acabou vencendo a eleição graças ao medo que grande parte do eleitorado tinha de Lula. Mal sabiam os eleitores que os dois eram amigos, como se pode facilmente constatar pesquisando na internet. Consta mesmo, como eu ouvi de várias fontes, que FHC costumava comparecer nos comícios de Lula e nas primeiras reuniões de formação do PT, o fato é que nosso povo caiu numa grande esparrela. Quando a inclinação era para a direita elegeram FHC que ficou com fama de direitista sendo esquerdista (afinal onde já se viu liberal de direita?). Governou tão mal como esquerda enrustida que o eleitorado se voltou para a esquerda explícita e elegeu Lula.
FHC é o grande responsável pelo desastroso Plano Real, que arruinou o país. Itamar Franco revelou muitos anos depois que o Real nunca foi plenamente executado porque FHC não tratou das reformas previstas, preferindo tratar da sua reeleição.
Bem que o saudoso patriota Dr. Enéas Carneiro chamava o Real de "plano diabólico", e com toda a razão.
A minha experiência pessoal foi horrível. No início do governo neoliberal eu tinha reservas financeiras. Em poucos meses elas acabaram e eu passei a ter dívidas, e nunca mais pude me recuperar. Até hoje vivo na corda bamba, arruinado pelo Plano Real e pelo horripilante governo de Fernando Henrique Cardoso.
Já naquela época a corrupção era terrível e o presidente revelava grande desinteresse pelo povo, que ele olhava de cima de sua arrogância. A rigor deveria ter sido afastado, mas foi blindado. E ainda fez chegar ao poder o indesejável Lula.
Agora vemos esse homem repugnante continuando a meter o nariz na política nacional, engrossando a fileira da esquerda radical que quer derrubar Bolsonaro por meio de insidiosa campanha de difamação, aliás de linchamento moral sem precedente no país e talvez só comparável ao que os odiadores de internet fazem com a menina sueca Greta Thunberg.
Mas eu pergunto: que moral tem um homem como Fernando Henrique Cardoso, com todo o seu passado de maldade e prepotência, para falar mal de Jair Bolsonaro ou de quem quer que seja?