Paradoxo norte-americano

Há várias décadas (pelo menos desde a década de 90, mas creio que há mais tempo) o cinema norte-americano costuma apresentar políciais negros em seus filmes de ação, inclusive delegados e também mulheres políciais negras e de alta hierarquia.

Todavia Paulo Francis, jornalista brasileiro radicado nos Estados Unidos, escreveu certa vez, e no milênio passado, que lá em Nova Iorque onde vivia não via uma mulher trabalhando nas delegacias e nenhum polícial negro.

Os negros têm no moderno cinema norte-americano grande destaque até mesmo de maneira forçada, como uma recente película do Superman onde o famoso diretor do "Planeta Diário", Perry White, é de etnia negra. Nada contra o protagonismo dos pretos, é algo mais que merecido se levarmos em conta que no cinema mudo atores negros eram colocados em situações ridículas, inclusive fugindo de leões. Em 1967 Sidney Poitier estrelou "Adivinhe quem vem para jantar" onde interpretava um médico de categoria que casa com uma moça branca e por mútuo amor. Stanley Kramer, o realizador, para a época foi bem corajoso, embora a história fosse super-inocente.

Mas no caso de Perry White há um exagero evidente pois o personagem em sua origem é branco, sempre foi branco desde a década de 30, forçaram a barra. Poderiam ter inventado um sócio negro que dividisse a chefia com o arrogante Perry com seu charuto na boca.

No entanto esse protagonismo negro no moderno cinema norte-americano não passou para a vida real. Sempre ficamos sabendo desses casos escabrosos de violências absurdas cometidas por policiais brancos contra pessoas negras, como esse caso recente que colocou aquele país em chamas.

Se no cinema até exageram transformando personagens consagrados que de brancos passam a ser negros (Perry White, Dr. Doolittle, James West), na vida real prossegue nos EUA um infame ódio racial e pior, praticado por policiais brancos que chegam descaradamente ao assassinato e inclusive ficam impunes (não desta vez, creio; o escândalo cresceu muito).

Até quando agentes da Lei continuarão a cometer tais monstruosidades?