# Momento Itajubense # Prefeitura de Iajubá abre concurso de fotorafia // História - Conheça o início do inédito : "Wenceslau Braz e Itajubá"
21 de maio de 2020
Um jornal de verdade
- A Prefeitura de Itajubá abriu, esta semana, o concurso de fotografia "Belezas Naturais de Itajubá".
Maiores informações no portal da prefeitura.
Wenceslau Brás e Itajubá
Prólogo
O ex-presidente do Brasil, Wenceslau Brás da Pereira Gomes, nasceu em 26 de fevereiro de 1868, no à época distrito São Caetano da Vargem Grande, do hoje município de Brazópolis. Entretanto, viveu a maior parte de sua vida, e veio a falecer aos noventa e seis anos de idade, quase um século depois, na cidade sulmineira de Itajubá.
Sua residência nesta cidade, localizada e tombada no bairro Centro, protagonizou assim inúmeros episódios históricos cruciais do Estado de Minas Gerais e mesmo do país.
Foi o caso, por exemplo, do encontro, em 1913, entre o então vice-presidente do país, Wenceslau Brás e o presidente Hermes da Fonseca. O encontro definiria nada menos do que a plataforma - a proposta de governo - do brazopolense, à presidência da República, e aconteceu na residência deste depois da inauguração, em 23 de novembro, do Instituto Mecânico e Elétrico de Itajubá - atual universidade federal - Uniifei.
Participaram também do encontro político e almoço, no casarão tombado hoje no Centro de Itajubá os políticos mais importantes do Brasil na época, constando entre eles o senador Pinheiro Machado e o governador de Minas Gerais, Bueno Brandão.
Ou seja, o casarão da hoje praça Wenceslau Brás abrigou durante todo um dia todo o primeiro escalão do Poder do Brasil.
Este e outros fatos históricos e familiares de um dos reconhecidamente maiores estadistas da História do Brasil são o objeto deste estudo.
............................................................................................