A virtude: Dom de fidelidade a Deus

As ações virtuosas são exercidas pelo individuo quando ele tem compreensão do que é o bem. É uma disposição interior que o ser humano coloca em pratica na sua vida cotidiana. É a práxis do homem, ou seja, é a pratica, o habito pelo qual o homem estrutura a sua existência. Nasce da intimidade humana, pois esta escrito em seu coração. Para que o homem possa agir de forma virtuosa é necessário que ele seja totalmente livre para fazer (refere-se à disposição interior), ordenando suas ações, conaturalizar-se com o bem e buscar a fidelidade.

As virtudes são dons de Deus e que constrói a vida do ser humano, por isso que exige uma disposição interior do individuo para a edificação de sua vida estrutural. As virtudes é uma atitude habitual e livre para realizar o bem. O homem é instrumento da graça de Deus e ele torna-se sinal no mundo com suas boas ações, isto é, coloca em pratica aquilo que Deus escreveu em seu coração “faz o bem e evita o mal”. Por isso, as virtudes estão ligadas ao bem moral, porque fazendo o que é o bem ele preserva sua vida e socorre aqueles que mais necessitam. As virtudes envolve o ser humano dentro da realidade da sociedade, tanto no âmbito moral, tanto no âmbito ético, visto que a estrutura humana esta relacionada a convivência do individuo com os outros. As virtudes apontam para aquilo que homem deve ser por sua essência e reflete em seu interior o ideal de viver em sociedade, ou seja, com os outros.

No interior do ser humano existe uma vontade de não conformar-se com a injustiça, e que põe ele a lutar com tudo aquilo que fere as convicções virtuosas pelo qual o homem tem que realizar para bem viver. Esta inquietude interior faz com que o homem lute em favor da justiça, da solidariedade e exerça a caridade com o próximo, buscando a igualdade sem fazer exclusão de ninguém. Esta foi a disposição que Jesus realizou com os seus, lutou contra as injustiças que eram postas na sociedade, as exclusões de pessoas e de povos distinguindo entre os puros e impuros, e tantas outras coisas. O senso humano deseja a igualdade numa vida mais justa e solidaria sem separação de pessoas, onde todos vivam de forma justa, pois a justiça é a virtude moral que consiste na vontade constante e firme de dar a Deus e ao próximo o que lhes é devido.

A temperança “freia” o ser humano diante dos prazeres, mau desejos, é a virtude que modera, limita e filtra as ações do homem. A virtude que equilibra a existência e assegura o domínio da vontade sob os extintos e desejos que existe natureza do homem direcionando nos limites da honestidade e fidelidade. Aperfeiçoa a pratica moral e ética do individuo moderando suas vontades interiores e educando seu agir. E a fortaleza sempre consiste na prudência em realizar aquilo que é de própria natureza humana, evitar exageros, prudência na pratica das ações, “aniquila” os vícios interiores.

O Papa João Paulo II diz que “o ser humano participa da obra criadora de Deus Pai, e tem em si a harmonia da criação.” O homem participa da harmonia da criação, por isso ele é chamado a viver com terá consciência, e reta intenção na responsabilidade de viver conforme os desígnios de Deus, sendo capaz de construir sua própria história sendo obediente e prudente. A prudência é a virtude que direciona a decisão, a livre escolha das ações realizadas, sem abandonar as responsabilidades pessoais e comunitárias. Assumindo o controle da situações e discernindo a melhor escolha de se resolver o problema que lhe é apresentado.

O dom da fortaleza é chamado também como o dom da coragem, visto que ela dá a segurança necessária a ser humano a passar pro situações de tribulações. Ela esta intimamente ligada a fé e a esperança, pois fortalece o homem a viver com as convicções interiores e não deixar-se abalar por coias externas a ele. É a virtude moral que dá segurança, firmeza e contância e procura a realizar o bem. É a virtude interior que é capaz de fortalecer o ser humano que o torna capaz de vencer o medo e suportar com fé as provações que possa acontecer. As virtudes são dons espirituais que Deus coloca no ser humano, capacitando a fé, esperança e a caridade, que são dons espirituais que sintetizam o ser cristão.