A luta entre o Bem e o Mal

A LUTA ENTRE O BEM E O MAL
Miguel Carqueija

Vem aí o novo desenho animado de Sailor Moon, personagem icônica criada por Naoko Takeushi em 1991. No próximo dia 11 de setembro deverá acontecer o lançamento mundial, a partir do Japão, do filme de longa-metragem de cinema “Sailor Moon Eternal” (a Eterna Sailor Moon), da Toei, que mostrará o confronto entre a Princesa da Lua Branca e a Rainha da Lua Negra: Sailor Moon contra Neherenia. Este filme promete ser uma sensação e deverá ser exibido nos cinemas brasileiros.
Sailor Moon é uma personagem messiânica, ou seja, uma dessas personagens que de algum modo lembram a missão redentora de Cristo. Não há irreverência aqui, pois a ficção admite figuras messiânicas (de forma simbólica, puramente) ou escolhidas. Alguns desses messias são bem toscos ou mal-ajambrados, como os de Duna e Matrix. Harry Potter até pode ser considerado assim, mas sua ligação com a bruxaria não o recomenda como um messias de ficção adequado. Outro messias inadequado é o Super-Homem, pois se mantém num plano por demais materialista.
Casos mais interessantes são os do Pequeno Príncipe, de Saint-Exupèry, caso bem claro de metáfora de Jesus Cristo, da Princesa Nausicaa do Vale do Vento, de Hayao Miyazaki, e o leão Aslan, das Crônicas de Nárnia de C. S. Lewis.
Quanto a Sailor Moon, descobri no youtube um curioso vídeo, bem curto, que mostra a luta entre o Bem e o Mal, a Luz contra as Trevas, o confronto de Sailor Moon com o demônio em dois quadros paralelos, à esquerda na versão dos anos 1990, à direita na versão do seriado mais recente da década de 2010.
Assista antes de comentar. Você verá aqui o que é uma verdadeira super-heroína, muito superior aos personagens da Marvel e da DC.
(imagem: Sailor Moon e sua filha Chibiusa, cartaz do filme "Sailor Moon Eternal")
Clique logo abaixo para assistir o video.


https://www.youtube.com/watch?v=9CrmKCqEYOQ