PARA ESCREVER SONETOS...

     Ler Poesia é bom.

     Ler Poesia e escandir é melhor.

     Ler Poesia em voz alta e escandir é ainda melhor.

     Raríssimas pessoas praticam a 3ª modalidade, todavia, a prática da 2º já prepara para o desafio de escrever sonetos para aqueles que se aventurarem a isto. Escrever sonetos é, de fato, uma aventura. Muito agradável.

     Para escandir um poema pomos os dedos em movimento. A leitura passa a envolver mais o corpo, os dedos, mais precisamente, assim como tocar um instrumento musical: piano, violão, violino, flauta, etc. Após bastante prática são os dedos que vão encontrar os toques necessários para produzir a melodia; não é uma atividade voluntária.

     E  então? Você quer escrever sonetos? Então leia bastante sonetos, escandindo-os.

     Eu escrevi bastante sonetos, mas antes também li muitos sonetos clássicos, sem ter a intenção de vir a escrever sonetos um dia. Sempre conferia a métrica. Escandia, em outras palavras.

---

     Uma professora disse que meu estilo é o neoparnasiano. Acho que é mesmo, pois respeito à forma e busco caprichar no conteúdo.




 
Diógenes Pereira de Araújo
Enviado por Diógenes Pereira de Araújo em 24/04/2020
Reeditado em 28/04/2020
Código do texto: T6927375
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.