A Eterna Sailor Moon

A Toei anunciou para o próximo dia 11 de setembro de 2020 o lançamento nos cinemas do Japão da animação de longa metragem "Sailor Moon Eternal", que dá prosseguimento a saga da Princesa da Lua Branca, criada por Naoko Takeushi em 1991 nas histórias em quadrinhos (mangás). Quem primeiro apareceu foi Sailor Vênus, como precursora, surgindo Sailor Moon em seguida.
Nessas três décadas ocorreram três seriados de tv, um por década. Foram dezenas de óperas (teatro musical). O seriado de 2003-2005 foi em imagem real e contou com um episódio longo, também de tv. Na década de 90 foram produzidas três animações longas de cinema: "A promessa da rosa", "Corações em gelo" e "Milagre no buraco negro dos sonhos". Todavia, há 25 anos não aparece filme de Sailor Moon nos cinemas.
"Sailor Moon Eternal" vai recontar a história de Helius, o Pegaso, guardião do Reino Subterrâneo, sua amizade por Chibiusa, a filha de Sailor Moon, e o ataque a Terra deflagrado pela Rainha das Trevas, Neherenia, soberana da Lua Nova.
O confronto entre Sailor Moon e Neherenia (a Luz e a Treva) é antológico no mangá. Há uma cena, que espero seja repetida no filme, onde Neherenia declara a Sailor Moon: "Chegou a hora de medirmos nossos poderes para saber qual de nós duas será a dominadora deste planeta!". A resposta de Sailor Moon é lapidar: "Este planeta pertence àqueles que nele habitam! Você não passa de uma criatura maligna que espalha pesadelos!"
De fato Neherenia tem o assustador poder de dominar as pessoas induzindo pesadelos em suas mentes. Só que isso não dá certo com Sailor Moon.
Outra cena maravilhosa é quando Neherenia lança a pequena Chibiusa no abismo, desacordada inclusive, e Sailor Moon se lança também no abismo, disposta a tudo para salvar a filha (esta cena só tem no seriado de animação da década de 90).
Esta super-heroina japonesa difere radicalmente dos super-herois americanos da Marvel e da DC. Estes são sombrios, violentos e macabros. Sailor Moon é luminosa, doce e alegre, extremamente bondosa.
Detalhe importante: a supervisora da película é a própria criadora da personagem, Naoko Takeushi. Isso é uma garantia de que Sailor Moon será mostrada em sua autenticidade, sem desvirtuamento.
Acredito que esta animação chegará depois nos cinemas brasileiros.



Imagem de cima: Sailor Moon e sua filha Chibiusa. Em baixo: Sailor Marte, Sailor Mercúrio, Sailor Moon, Chibiusa, Sailor Júpiter e Sailor Vênus. Imagens de divulgação de "Sailor Moon Eternal".