EUA

Conforme noticiado pelo sítio Epoch Times, escritório de advocacia da Flórida  - Berman Law Group - ajuizou ação coletiva federal contra o regime chinês. Causa de pedir: a pandemia de coronavírus ocasionada pela República Popular da China. Alegação: a ocultação inicial do surto - em prol do próprio interesse econômico - implicou a disseminação global.

“É o governo chinês que deve pagar indenização para estímulo econômico aos Estados Unidos, não o povo americano”, disse Russell Berman, co-fundador da sociedade empresarial.

Referência
https://www.epochtimes.com.br/escritorio-de-advocacia-da-florida-abre-acao-coletiva-contra-o-regime-chines-por-causar-pandemia-de-coronavirus/

 
***

BRASIL

 
De acordo com o boletim jurídico CONJUR, um cidadão do estado de Rondônia ajuizou ação popular, na Justiça Federal do DF, na qual demanda que a União obrigue a República Popular da China a arcar com prejuízos causados pela pandemia de COVID-19. 

A solicitação é feita com base no artigo 1º do Projeto da Comissão de Direitos Internacionais das Nações Unidas Sobre Proteção Diplomática. O dispositivo responsabiliza países por danos provocados por atos ilícitos.

Referência
https://www.conjur.com.br/dl/acao-uniao-obrigue-china-arcar.pdf

 
Professora Ana Paula
Enviado por Professora Ana Paula em 14/04/2020
Código do texto: T6917302
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.