Seu Mau Humor Não Modifica a Vida- série Aprendiz II

A paciência nunca fora farta, mas ultimamente estava tão presente quanto o oxigênio no topo do Tibet. Por que crianças gritam? Por que faz calor de forma tão insuportável? E a esposa, por que têm que falar tanto? Não, definitivamente as coisas estavam foram do eixo no mundo todo. Com tantos pensamentos sombrios o sorriso se fora, o aspecto era bravio, e o olhar furioso. Cada dia mais as pessoas próximas procuravam falar-lhe somente o necessário e indispensável. Longe de Ruy as coisas eram menos piores.

Eis que Ana Cesário, colega de empresa há muitos anos, decidiu reinaugurar seu sítio e convidou os amigos de departamento para passarem um feriado prolongado à beira da piscina. Foi uma agitação, todos animados e fazendo planos, sem que Ruy se interessasse em saber do que se tratava. Passou o feriadão em casa, com a família, assistiu a todos os jogos de futebol da TV a cabo, dormiu e claro...reclamou da bagunça dos netos.

Na segunda feira, já entediado de tanta paz, notou uma agitação maior no grupo de whatsapp da empresa, decidiu olhar do que se tratavam as mais de cento e vinte mensagens. Deparou-se com os colegas em diversas fotos, um lugar lindíssimo e o clima claramente descontraído. Crianças, adolescentes e tinha até um velhinho no meio da “ farra”. Chamou indignado a esposa e mostrou a ela.

- Veja Isadora! Você que sempre diz que devo ser mais sociável. Olha isso! Nem sequer fui convidado. Eles me excluem. Viu Isadora? E você sempre diz que são boas pessoas. Como? Nem comentaram se eu tinha interesse em levar você para dar uma volta no feriado. Absurdo! Absurdo! Isso é pra você aprender a me dar mais razão! Ninguém é santo ali não!

A esposa pegou o aparelho e foi sentar-se no sofá próximo enquanto deslizava a tela, por fim parou em uma mensagem postada no grupo há quase duas semanas:

“Convido todos meus amigos e familiares a desfrutrarem um feriado diferente no meu sítio. Aguardo as confirmações para distribuirmos as despesas” E logo abaixo uma sequência de mensagens, confirmando a presença. Devolveu o aparelho ao esposo, com um seco: LEIA!

Minutos depois de volta à sala, encontrou Ruy com o olhar distante.

- Ruy! A vida segue independente do seu mau humor. Tente não reclamar tanto, já percebeu que não resolve? Seus colegas, como tantas vezes seus próprios filhos, evitam te perguntar qualquer coisa. Quem está perdendo é você!

A noite antes de ir tomar banho decidiu postar uma mensagem no grupo:

- Legal pessoal! Infelizmente desta vez eu já tinha compromisso com a família. Mas na próxima contem comigo e com a Isa!!