# Kalúnia 2020 - O Brasil de Bolsonaro é um país sem lei nem ordem X

Um jornal de boatos confirmados

Fico em casa ou saio de casa? Vou ou não trabalhar ou procurar

emprego ? Abro ou fecho a loja ?...O presidente Jair Bolssonaro diz uma coisa, o ministro fulano outra, o governador sicrano mais outra e os prefeitos todas, fora o presidente do Congresso, do Senado, do Supremo Tribunal Bestial e seus juízes. É o banzé brasileiro.

Lá no começo do Brasil independente, em 1830 e pedrada, dizia o cidadão Ambrósio, no começo da peça de teatro "O Noviço", de Martins Pena:

--"No fundo a fortuna é para quem sabe adquiri-la. Pintam-na cega...Que simplicidade! Cego é aquele que não tem inteligência para vê-la e a alcançar. Todo o homem pode ser rico, se atinar com o verdadeiro caminho da fortuna. Vontade forte, perseverança e pertinácia são poderosos auxiliares.

Qual o homem que , resolvido a empregar todos os meios, não consegue enriquecer-se ? Em mim, se vê o exemplo. Há oito anos, era eu pobre e miserável, e hoje sou rico e mais ainda serei. O como não importa; no bom resultao está o mérito...mas um dia tudo pode mudar...

Oh, que temo eu ? Se em algum dia tiver que responder pelos meus atos o ouro justificar-me-á e serei limpo de culpa. As leis criminais fizeram-se para os pobres."

Tire-se Ambrósio e ponha-se o presidente da Confederação Nacional das Indústrias - CNI - Robson Conavírus, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP - o Escapa, das demais federações , o dono das lojas de importados Havan, das lanchonetes Madero, o Otávio Mesquita, o presidente Bolsonaro, seus filhos, sua suas mulheres e apoiadores. É a mesma coisa.

O pior é que o outro lado é o mesmo.

Lá não dizia também o juiz de paz (havia) de outra peça do mesmo Martins Pena: "O juiz de paz da roça":

--"A Constituição !...Está bem Eu, o juiz de paz, hei por bem derrogar a Constituição ! Senhor escrivão, tome termo que a Constituição está derrogada, e mande-se prender este homem ! "

Zulcy Borges - editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 06/04/2020
Código do texto: T6908047
Classificação de conteúdo: seguro