Olá! Hoje abordaremos a ideia geral do Abstracionismo, notadamente, em sua vertente formal e falaremos de aspecto interessante do movimento artístico nominado Construtivismo. Avante, então!

A arte abstrata não imita a natureza. É fundada nas representações mentais mediante relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra.


O Abstracionismo Geométrico (ou Formal) derivou do Cubismo e do Futurismo. As formas são (ou estão) disciplinadas conforme a inteligência (razão). É um movimento mais racional - ou intelectual por melhor dizer.

Em relação ao Construtivismo: foi um movimento estético que começou na Rússia, pouco após a "Revolução de 1917" - fruto das vanguardas europeias do século XX. 

Entre os princípios construtivistas, residia a negação de uma forma de arte “pura”, bem como a refutação da ideia de que a arte era elemento de criação separado do cotidiano. A arte deveria apresentar escopo social (nítida influência do denominado "socialismo"). 

Interessente dizer que os irmãos Antoine Pevsner e Naum Gabo, representantes do Construtivismo, foram os primeiros a discordar dos políticos que entendiam dever a arte servir de "propaganda revolucionária". Aplausos mil a eles!!!

À paz kantiana. Sempre! Ah, aproveitando a deixa, no século XIX, Bastiat já advertira que, sob a "bandeira" da igualdade, corremos o risco de ver a liberdade sufocada. Pensemos a respeito!

 
@engenhodeletras
Professora Ana Paula
Enviado por Professora Ana Paula em 19/03/2020
Reeditado em 19/03/2020
Código do texto: T6891634
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.