Olá! Hoje, trataremos de dois movimentos singulares. O primeiro foi conhecido por Cubismo. No início do século XX, na França, Pablo Picasso e Georges Braque desenvolveram estilo artístico que modificou - por completo - a forma de fazer arte. 

Como assim? - Romperam com a ideia de arte como imitação da natureza. Na verdade, o Cubismo utilizava formas geométricas para retratar a natureza. Fragmentava e decompunha planos e perspectivas.

Por seu turno, o Futurismo consistiu em movimento de vanguarda a surgir na Itália a partir do Manifesto Futurista de Filippo Tommaso Marinetti. Outro aspecto merecedor de registro: o "Manifesto da Pintura Futurista", assinado pelos pintores Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Gino Severini, Giacomo Balla e Luigi Russolo. 

O Futurismo glorificou a tecnologia, os novos inventos, a velocidade. Trouxe a ideia de beleza da velocidade, dos contrastes. Apresentou considerável tom patriótico em contexto social antecedente à Primeira Grande Guerra Mundial.

O mais, fica com você! Pesquise, estude. A exemplo desses gênios da humanidade, busque fazer a diferença! Fraterno abraço e até a próxima. Muita paz!!!

 
@engenhodeletras
Professora Ana Paula
Enviado por Professora Ana Paula em 18/03/2020
Reeditado em 18/03/2020
Código do texto: T6890935
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.