Prorrogação para a entrega do imposto de renda

Antigamente (muita gente deve lembrar) era comum que o governo, aproximando-se o prazo fatal para a entrega do IR, concedesse uma prorrogação, creio que de mais um mês. Isso porque em meados de abril muita gente ainda não havia entregue.

Então, senão me engano durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso e logo no início, houve um ano em que o prazo não foi postergado e desde então, nunca mais. Nem se fala mais nisso.

A tecnologia complicou o processo em vez de simplificar. Não se pode mais fazer a declaração em papel, não existe mais o manual, é preciso baixar o programa pela internet, e a declaração tem de ser transmitida, o DARF, quando há imposto a pagar, deve ser impresso. Ora, a maior parte das pessoas não tem computador, conhecimento ou equipamentos (impressora incluída) para realizar o processo e precisa de ajuda.

Nesta crise do coronavirus, com tantos locais fechando e as restrições a circulação, torna-se mais difícil obter os dados para completar as declarações. É preciso que o atual governo reconheça a dificuldade e conceda mais um mês completo a população já tão angustiada com a doença desconhecida e epidêmica. Parece-me bastante razoável.